Robert Redford, o ator que se tornou um ícone do cinema, vencedor de um Oscar por dirigir "Gente Como a Gente" e fundador do Instituto Sundance, faleceu. Ele tinha 89 anos.
A notícia foi confirmada por Cindi Berger, CEO da Rogers & Cowan PMK, em comunicado ao jornal The New York Times. A causa da morte não foi especificada, mas Berger informou que Redford faleceu em seu sono, em sua casa em Utah, na manhã de terça-feira. Robert Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, seus dois filhos e vários netos.
Nascido em 1936, Robert Redford iniciou sua trajetória artística com um espírito rebelde, explorando a pintura na Europa antes de se voltar para a atuação em Nova York. Sua carreira floresceu na televisão e nos palcos, culminando em sua estreia no cinema em 1962. Foi em 1969, com o icônico papel de Sundance Kid em "Butch Cassidy", ao lado de Paul Newman, que Redford alcançou a fama mundial. A parceria com Newman se consolidou em "Golpe de Mestre", que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e a conquista do prêmio de Melhor Filme em 1973. O ator, que teve uma carreira estelar com papéis memoráveis em outros filmes como "Um Homem Fora de Série", "Golpe de Mestre", "Três Dias do Condor" e "Todos os Homens do Presidente".
Seu último papel nas telas foi uma pequena participação em "Vingadores: Ultimato", onde reprisou seu papel como o Secretário Alexander Pierce. Outros trabalhos recentes incluem os filmes "Até o Fim" e "Jogo de Espiões", além de ter sido produtor executivo da série "Dark Winds".
Robert Redford foi uma das figuras mais influentes e talentosas da história do cinema, cujo legado se estenderá pela eternidade. Descanse em paz.
Fonte: Variety