Hollywood se despede de um de seus mais prolíficos e respeitados atores nipo-americanos. Cary-Hiroyuki Tagawa, conhecido mundialmente por sua marcante interpretação do feiticeiro maligno Shang Tsung na franquia Mortal Kombat, faleceu na quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, em sua residência em Santa Bárbara, Califórnia. O ator tinha 75 anos.
A notícia foi confirmada por sua família ao site Deadline, indicando que a causa da morte foram complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) que ele havia sofrido. Tagawa estava cercado por seus filhos no momento de seu falecimento.
Nascido em Tóquio, mas criado em grande parte nos Estados Unidos, Tagawa iniciou sua carreira de ator após ser descoberto por Bernardo Bertolucci, que o escalou em seu primeiro papel no filme vencedor do Oscar, "O Último Imperador" (1987).
Tagawa rapidamente se estabeleceu como um ator versátil, frequentemente interpretando vilões devido à sua presença física imponente e treinamento em artes marciais (ele era um praticante de Kendo e chegou a ensinar seu próprio estilo, chamado Chu Shin).
Seu papel mais celebrado, e que o imortalizou na cultura pop, foi como Shang Tsung no filme original de "Mortal Kombat" (1995). Tagawa trouxe uma intensidade única ao sorcerer que se alimenta de almas, e reprisou o papel na série "Mortal Kombat: Legacy" (2013) e, mais recentemente, dando sua voz e aparência ao personagem no popular videogame "Mortal Kombat 11" (2019).
Além da franquia de luta, sua filmografia inclui aparições notáveis em grandes produções, como o vilão Kwang no filme de James Bond "007- Permissão Para Matar" (1989), "Sol Nascente" (1993), "Pearl Harbor" (2001), "Planeta dos Macacos" (2001), "Massacre no Bairro Japonês" (1991) e "Memórias de uma Gueixa"(2005). Também esteve envolvido em adaptações dos quadrinhos em "Elektra" (2005), "As Tartarugas Ninja" (2017) e "Os Jovens Titãs: Missão Tóquio" (2006).
Também fez trabalhos como ator de voz numa galáxia muito, muito distante em "Star Wars: Visions"(2021), "Star Wars Rebels" (2017), como Alrich Wren. Seu último trabalho foi na animação "O Samurai de Olhos Azuis", de 2023.
Na televisão, Tagawa também deixou uma marca indelével. Ele é amplamente reconhecido por seu papel como o Ministro do Comércio Nobusuke Tagomi na aclamada série da Amazon Prime Video, "O Homem do Castelo Alto" (2015–2018), e como Hiroki Watanabe em "Perdidos no Espaço" da Netflix.
Cary-Hiroyuki Tagawa é lembrado por sua dedicação à arte e por abrir caminhos para atores asiáticos em Hollywood. Ele deixa três filhos, Calen, Byrnne e Cana, e dois netos.
Fonte: Deadline
