Subscribe Us

OBITUÁRIO | Morre o ator Robert Duvall, aos 95 anos

O ator, produtor e diretor Robert Duvall (foto) faleceu em 15/02/2026 em sua casa. A causa do falecimento não foi revelada por Luciana Pedraza, sua esposa em post nas redes sociais do ator. Ele tinha 95 anos de idade.


Nascido Robert Selden Duvall em janeiro de 1931 em San Diego (Califórnia, EUA), só ingressou na carreira de ator em 1960 - após uma apresentação teatral de apenas uma noite da peça "A View From the Bridge" -, num episódio de uma obscura série de TV chamada "The Robert Herridge Theater".

Começou a chamada atenção mesmo na série "Cidade Nua" (1961) e por interpretar o temível personagem Boo Radley no clássico do cinema "O Sol É Para Todos" (1962). Apesar do reconhecimento, permaneceu se dedicando a pequenos papeis na TV, com participações especiais em "Quinta Dimensão", "O Fugitivo", "Viagem ao Fundo do Mar", "O Túnel do Tempo", "Combate", "James West" e "Mod Squad". 

Na virada da década de 1960 para a de 1970, começou a intercalar TV com cinema, através de participações em filmes como os clássicos "Bravura Indômita", "THX 1138" (um dos poucos filmes dirigidos por George Lucas além da franquia "Star Wars"), "M*A*S*H" (que deu origem à série de TV), "O Poderoso Chefão" como o consigliere Tom Hagen (que lhe rendeu uma indicação ao Oscar - e acabou reprisando o papel em "O Poderoso Chefão - Parte II"), "Rede de Intrigas", "A Conversação", "Invasores de Corpos" e "Apocalypse Now" (segunda indicação ao Oscar). 

O protagonismo finalmente veio com o filme "O Grande Santini - O Dom da Fúria" (outra indicação ao Oscar), que acabou se revertendo na única vez em que foi contemplado com a premiação da Academia por seu trabalho em "A Força do Carinho" (1983). A partir daí, equilibrou bem suas participações no cinema em filmes POP como "Dias de Trovão", "Um Dia de Fúria", "O Jornal" e "Fenômeno" com outras mais rebuscadas como a adaptação de "A Letra Escarlate".

Embora já tivesse dirigido outros dois filmes menores, em 1997 chamou a atenção por comandar e estrelar a produção "O Apóstolo" - que lhe rendeu uma indicação ao Oscar por sua atuação. Seria indicado ao prêmio da Academia por mais dois trabalhos: "A Qualquer Preço" (1999) e "O Juiz" (2015). Seus últimos papéis se deram nos recentes filmes para streaming "Arremessando Alto" e "O Pálido Olho Azul".

O já saudoso ator deixa esposa e não teve filhos. Descanse em paz.


Fonte: Variety (via site oficial)