Temporada: Terceira
Episódio: 09
Título: Mhysa
Diretor: David Nutter
Roteiro: George R. R. Martin
Elenco: Lena Headey, Peter Dinklage, Maisie Williams, Michelle Fairley, Emilia Clarke, Alfie Allen, Iain Glen, Kit Harington, Sophie Turner, Jack Gleeson, Aidan Gillen, Isaac Hempstead Wright, Richard Madden, Thomas Brodie-Sangster, Richard Dormer, Mark Drake, Nathalie Emmanuel, Ciarán Hinds, Kristofer Hivju, Rhys Howells, Philip McGinley, Hannah Murray,
Duração: 60 min.
Exibição: 09/06/2013
Mhysa
Uma semana após o traumático nono episódio, voltamos com mais uma resenha. Desta vez da season finale de Game of Thrones.
O Rei do Norte... |
O anão e a filha do traidor. Casal estranhamente perfeito. |
Detalhe legal na cena: Quando Podrick vem em direção ao seu Lorde, algumas garotas soltam alguns gemidos afetados. Sabendo das habilidades sexuais do rapaz podemos concluir que o Chris, de Todo Mundo Odeia o Chris estava certo. O segredo de ganhar uma gatinha é ganhar uma gatinha. No caso de Podrick, foi ganhar, e satisfazer, quatro gatinhas de uma vez só.
O Rei Joffrey Baratheon. Jack Gleeson está cada vez melhor no papel de governante de Westeros. |
Muito emocionante a cena em que Tyrion, a quem caberia levar a notícia das mortes de sua mãe e irmão à Sansa, se certifica de que já a comunicaram por ele. Possivelmente obra de Joffreyzinho.
Não entendi ainda esta sanha de Bran em atravessar a Muralha pra encontrar o corvo de três olhos. Claro que isto é fundamental para o roteiro, mas digo isto me colocando na pele do garoto. Se alguém me avisa que o bicho está pegando lá do outro lado da Muralha, como Sam o avisou, eu nem botaria minha bota, no caso de Bran, a de Hodor, lá. Eu iria para o Castelo Black onde, provavelmente, meu irmão adotivo estaria e iria sossegar meu facho debaixo das asas dos corvos. Mas eu não sou o Bran e ele é um Stark e deve ir pro outro lado da Muralha e enfrentar o pior. Só espero que ele não encontre a morte por lá, como é a sina dos membros de sua família, que sempre acabam encontrando a morte quando decidem fazer o que não deveriam.
Ramsay é muito doido. |
Só não gostei da forma como o personagem "Fedor" foi introduzido na série.
Davos é outro que mostra que honra é algo raro em Westeros. Talvez o homem mais honrado do mundo de George R. R. Martin, desde que conhecemos Ned Stark, Davos demonstrou sagacidade ao não revelar que estava aprendendo à ler com Shireen, o que poderia desagradar Stannis, quando libertou Gendry e quando fez sua defesa contra a decisão de Stannis, que o condenou à morte por ter libertado seu sobrinho. Foi a segunda melhor despedida de núcleo desta temporada. Nenhuma foi melhor que a de Arya Stark e Cão de Caça. Valar Morghulis.
Jon Snow continua sem saber nada sobre coisa alguma, nem mesmo convencer Ygritte, que é caída por ele, à segui-lo. Ficou com aquela cara de chorão e acabou quase morto.
Jaime Lannister chega, finalmente à Porto real, e a primeira coisa que faz é ir ver o amor de sua vida, sua irmã gêmea Cersei. Camarada pervertido.
E o episódio final da temporada termina com uma cena épica de Dany Targaryen sendo ovacionada pelo povo de Yunkai. Eles gritam "Mhysa" que em língua Ghiscari significa "mãe". A filha da tormenta é a única que age como uma verdadeira rainha, dentre todos os pretendentes ao trono de ferro.
Foi uma temporada que para alguns foi um tanto quanto arrastada e sem muitas cenas de ação. Pra mim foi uma temporada que do ponto de vista da narrativa foi perfeita. Aquilo que para alguns seria uma "barriga" entre o quarto e o oitavo episódio, era na minha opinião nada mais que uma preparação para o clímax da temporada que se deu no nono episódio. Este último episódio fechou com chave de ouro uma temporada perfeita, com diversas frases de efeito e cliffhangers interessantíssimos que manterão o interesse na saga de Westeros.
Nos vemos na próxima temporada.
Marlo George Assistiu, escreveu e está ansioso pela próxima temporada de Game of Thrones.