Leia abaixo a tradução da entrevista que Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter, concedeu à Variety. A tradução foi realizada e publicada originalmente pelo site Daniel Radcliffe Brasil por sua administradora Andressa Fernandes.

Daniel Radcliffe: Harry Potter é um mundo distante

Diversas ações são marca registrada do ator

Daniel Radcliffe está de pé sobre o palco do teatro Noel Coward de Londres em uma tarde quente de julho, prometendo que a próxima apresentação será melhor.
“Eu nunca tenho dois grandes shows quando há dois shows em um dia,” ele está explicando entre a matinê e as apresentações a noite de “ The Cripple of Inishmaan ”, de Martin McDonagh peça em que ele estrela como o personagem título até o final de agosto. ” Sempre tem um show que eu poderia fazer melhor, e que é muito melhor. Isso vai ser hoje à noite, eu posso dizer agora. ”

Pode soar como modéstia, mas conversar com Radcliffe um pouco, torna-se claro que, para um ator que é talentoso aos 24 anos, ainda é impulsionado por um desejo para o seu próximo grande desafio.

“Todo trabalho que eu faço, eu gosto de pensar que faço o meu melhor ou eu aprendo coisas”, diz ele. ”É tudo sobre o quanto algo vai me testar. É como aquele ditado: “Se você faz o que você sempre faz você obterá o que você sempre teve.” Você tem que fazer coisas que você não sabe que você pode fazer. “

Essa atitude ajuda a explicar por que, no meio de estrelar a franquia multibilionária “Harry Potter ”, ele usou seu tempo livre entre os filmes para atuar em peças de teatro, primeiro na peça “Equus “, em West End (2007) e na Broadway (2008) e, em seguida, cantando e dançando na Broadway em 2011 na peça “How to Succeed in Business Without Really Trying”.

“Quando eu estou fazendo um filme, eu estou na minha zona de conforto. Porém, no palco eu não estou”, diz ele. “Claro, você pode alcançar um grande desempenho, mas você pode conseguir isso noite após noite? “

O mesmo espírito de aventura também parece ter levado suas escolhas de papéis cinematográficos pós-”Potter”. Ele vai atuar no filme “Kill Your Darlings”, estrelando como Allen Ginsberg poeta da geração Beat da Sony Pictures Classics. Radcliffe estava pouco contente por trabalhar com um diretor de primeira viajem pela primeira vez, convencido pelo diretor John Krokidas ‘e porque, como ele diz, “Eu amo trabalhar com diretores que são tão jovens e tão faminto para provar a si mesmos como eu sou. “

Também em sua lista de próximos lançamentos “The F Word”, no qual ele vai interpretar um homem lutando para negociar o espaço entre amigo e amante, e “Horns”, em que ele vai retratar um cara com chifres.

Todos os três são muito diferentes dos tradicionais filmes da série “Potter”, e não há como negar que as escolhas após a franquia do ator parecem marcar uma expansão de consciência além desse trabalho, bem como uma resposta para a fama global.

“Porque eu tenho um rosto muito reconhecível, sempre que tenho uma oportunidade para mudar o rosto” – por, digamos, vestindo chifres – “É muito emocionante para mim”, diz ele. ”É possivelmente um dos motivos de eu achar fazendo acentos tão libertadores. É uma coisa tão transformadora. “

Ao mesmo tempo, Radcliffe, que tinha 11 anos quando foi escalado como o famoso bruxinho, vê muito que apreciar em circunstâncias extraordinárias de sua juventude. ”Vou me encontrar com um monte de atores que são da minha idade agora, e para alguns deles é a sua primeira vez no set de filmagens”, observa ele. ”Eu percebo quão incrivelmente sortudo eu era, porque eu estou sempre em casa em um set de filmagem.”

Ele também reconhece a sorte de passar sua adolescência trabalhando com um grupo de adultos que, em conjunto, formam um quem é quem dos grandes atores do Reino Unido. ”Além disso, eu sou muito bom em bater a marca”, acrescenta com uma gargalhada. ”Eu acho que estar em um set de filmagem por um longo tempo me fez ator técnico sem perceber.”

Em um dilema da galinha e do ovo clássico, não está claro se o cronograma exigente dos filmes “Harry Potter” transformou-o em um viciado em trabalho ou se era uma característica enraizada, codificado em seu DNA, que “Potter” despertou e afinou. De qualquer forma, ele admite que não é muito bom em não trabalhar, mesmo que ele faça um policial obsessivo por futebol (americano, muito obrigado).

“Meu equilíbrio entre trabalho e vida esta terrível”, diz ele. ”Porque eu ganhei um bom dinheiro fazendo ‘Harry Potter’, é contra intuitivo para um monte de gente que eu iria trabalhar tão duro agora. Mas eu tenho trabalhado desde que eu tinha 9 anos, e eu nunca conheci uma vida sem um set de filmagem. “

Somando-se a sua carga de trabalho neste verão: Ele vai filmar em agosto a segunda temporada de “A Young Doctor’s Notebook,” a série britânica de TV co-estrelado por Jon Hamm e ao ar na Sky Arts, todos durante a execução de oito shows de “Cripple” de uma semana.

Mesmo que ele faça Cripple desde a estreia, em junho, se apresentar em um palco ainda lhe dá um frio na barriga. ”Antes de ir a cada noite, repito minha primeira fala para mim varias e varias vezes”, diz ele. ”Eu só tenho esse medo, que eu vou subir no palco e haverá aquele breve momento de adrenalina em que vou esquecer a minha fala.”

Assim como as poucas coisas que o excitam, ele gosta muita de atuar, pois lhe deixa amedrontado. ”Algumas pessoas dizem para eu parar de ficar nervoso a cada noite, mas eu ainda fico”, diz ele. ”Eu acho que isso é bom. Me impede de ficar preguiçoso. “

Fonte: Variety e Daniel Radcliffe Brasil.