
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Michael Bay
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco: Mark Wahlberg, Dwayne Johnson, Anthony Mackie, Ed Harris, Rob Corddry, Tony Shalhoub, Bar Paly, Rebel Wilson, Ken Jeong, Yolanthe Cabau
Gênero: Ação, Crime
Duração: 129 minutos
Origiem: EUA
Sinopse: Trio de fisiculturistas da Flórida sequestram milionário, mas o plano dá errado. Baseado numa história real.
Sem Dor, Sem Ganho.
Foi com muita dor e sem ganho algum que me senti ao terminar de assistir este novo filme de Michael Bay.
Sinceramente, nunca fui fã de Bay. Só pra te justificar, ele é o responsável por filmes que na minha opinião são verdadeiros absurdos, tais como Armageddon, Pearl Harbor, A Ilha e a franquia Transformers.
Poderia até ser implicância de minha parte, caso eu tivesse ido assistir o filme me recordando do fato de ser mais uma obra deste diretor. Porém, na hora H me deu um branco e eu só me dei conta disso quando a sessão terminou e seu nome estampou a tela em letras garrafais e fluorescentes.
![]() |
Três marombeiros e uma ideia na cabeça. |
Baseado numa história real, Sem Dor, Sem Ganho nos apresenta três marombeiros: Daniel Lugo (Mark Wahlberg), Paul Doyle (Dwayne Johnson) e Adrian Doorbal (Anthony Mackie), que se unem para sequestrar e extorquir Victor Kershaw (Tony Shalhoub), um milionário latino que vive nos EUA. Kershaw - que já conhecia Lugo -, o reconhece como um dos sequestradores ainda no cativeiro e o trio decide eliminar o milionário assim que conseguirem tirar dele tudo que tem. Os três sequestradores de fim de semana até tentam eliminá-lo, mas Kershaw sobrevive e contata o detetive particular Ed DuBois (Ed Harris) para se vingar de Lugo, Doyle e Doorbal.
![]() |
Também queria meu dinheiro bem bronzeado. |
O roteiro é, como já disse, legal. Foi escrito por Christopher Markus e Stephen McFeely, a dupla de roteiristas da trilogia Crônicas de Nárnia e de Capitão América : O Primeiro Vingador, além dos vindouros Thor : O Mundo Sombrio e Capitão América 2. Só pra você ter ideia, tem uma frase que é repetida duas vezes pela personagem de Mark Wahlberg que com certeza irá entrar pro ranking de melhores frases do cinema de todos os tempos:
— My name is Daniel Lugo, and I believe in fitness. ('Eu sou Daniel Lugo, e eu acredito em "malhação"').As citações e referências à cultura pop em geral - e são várias! -, não são as mesmas de sempre. Stryper (banda de rock cristão obscura dos anos 80) é citada numa das poucas cenas legais do filme.
Enfim, se o filme é uma droga, a culpa não é do roteiro.
![]() |
Explosões. Marca registrada de um diretor que maquia erros com fogo. |
Assim sendo, não recomendo Sem Dor, Sem Ganho. Não dá pra recomendar um filme que nem todo mundo vai curtir pelos motivos certos. Assista por sua própria conta e risco...!
Avaliação: Péssimo
Marlo George assistiu, escreveu e chegou à seguinte conclusão: Se O Poderoso Chefão é sinônimo de filmaço, Sem Dor, Sem Ganho é o antônimo disso.
TRAILER