O conselho de classificação gostaria de manter todos menores de 18 anos longe do vencedor do prêmio Cannes, mas seus ratings são voluntárias.

Um grande teatro de Nova York , o IFC Center, anunciou que não vai cumprir a classificação de "Não recomendado para menores de 17 anos" dada ao filme Blue is the Warmest Color, e a Motion Picture Association of America (MPAA) é impotente para fazer valer essa classificação e proibir a entrada de menores nas salas de cinema para assistir à adaptação da graphic novel francesa que conta a história de uma menina que gosta de meninas.

A recomendação não vincula juridicamente as salas de cinema, daí que não há como fiscalizar este tipo de coisa.

" O sistema de classificação é voluntária , mas nós encorajamos fortemente que as salas façam cumprir as restrições de idade e classificação aplicada a qualquer filme ", disse um porta-voz da Otan ao site TheWrap.

O problema é que o filme foi classificado como impróprio para menores de 17 anos pelas cenas de sexo entre duas garotas, que são o foco central da trama. Blue is the Warmest Colour é inclusive o primeiro filme baseado em quadrinhos a receber tal classificação na história do cinema.

A MPAA não quis comentar sobre a decisão da IFC de não aplicar a classificação.

Fonte: The Wrap.