Anda cansado de assistir blockbusters ou séries intermináveis que teimam em se repetir temporada após temporada? Quer assistir algo que tenha mais a ver com você? Algo com o qual se identifique, seja por afinidade ou apenas para rir de si mesmo? Quer uma dica legal pro fim de semana?

Segue abaixo uma lista com cinco filmes que envolvem nerds e suas nerdices, que eu acho que você ainda não assistiu, mas deveria.

Espero que curtam os filmes.

5º Lugar: Mulher Nota 1000 (Weird Science), 1985;

>>> Clique aqui para comprar!

Este filme até poderia estar em primeiro lugar, mas como a possibilidade de você já tê-lo assistido é grande, joguei-o pra quinta posição. Mulher Nota 1000 é um clássico dos anos 80 do mestre John Hughes, com  Anthony Michael Hall, Ilan Mitchell-Smith, Kelly LeBrock e Robert Downey Jr. em início de carreira.

Anthony Michael Hall (que viria a interpretar o repórter Mike Engel em Batman : O Cavaleiro das Trevas) e Ilan Mitchell-Smith (o Andy McAlister, alívio cômico e amigo de Clark Kent na série Superboy, que durou de 1988 à 1992 e teve quatro temporadas) são os amigos Gary e Whyatt, dois nerds que não tem sorte com garotas. Para saírem da "secura", os dois decidem criar uma mulher perfeita no computador. Eles dão vida à Lisa (interpretada por Kelly LeBrock).

Este filme é referenciado em muitas obras, porém a principal é o videoclipe da música Hole in my Soul do Aerosmith, no qual Branden Williams cria uma mulher usando o mesmo método usado em Mulher Nota 1000 e acaba criando a Eva Mendes.

Se ainda não assistiu, não perca tempo e fique ligado que este filme é reprisado direto na TV aberta.

Curiosidade: Ilan Mitchell-Smith abandonou a carreira de ator em 1991, e desde então é professor universitário, tendo até mesmo um PHD em estudos medievais. Mais nerd, impossível!

4º Lugar: Heróis Fora de Órbita (Galaxy Quest), 1999;

Os nerds não são o foco deste filme, que é uma sátira à série Jornada nas Estrelas (Star Trek) e a seus atores. Porém, sem a ajuda destes destemidos estudiosos do mundo pop, a "tripulação" da NSEA Protector não teria sobrevivido à sua inesperada e única real missão.

Tudo começa quando alienígenas de verdade comparecem à uma convenção de fãs da série cult "Galaxy Quest", no intuito de encontrar com os protagonistas do aludido seriado para que estes o ajudem a derrotar um vilão intergaláctico. Estes aliens acreditam que o seriado é um registro histórico das aventuras de guerreiros espaciais reais e creem que apenas estes "heróis" são capazes de livrar-lhes da ameaça de seu inimigo. Convencidos pelo egocêntrico ator Jason Nesmith (Tim Allen) - que na série era o protagonista Comandante Peter Quincy Taggert -, a trupe de atores embarcam em uma réplica exata da nave NSEA Protector, construída pelos aliens. Para conseguirem cumprir a missão, o grupo acaba entrando em contato com Brandon (Justin Long), um nerd que saca tudo sobre a nave e o mundo de Galaxy Quest.

Uma zoação disfarçada de homenagem, Heróis Fora de Órbita é um filmaço que traz os talentos de Alan Rickman, Sam Rockwell e Sigourney Weaver, que por incrível que pareça, está um mulherão no filme.

Curiosidade: recentemente, numa votação online realizada entre fãs do seriado Star Trek e seus derivados, Galaxy Quest entrou na lista dos 10 melhores filmes da franquia, mesmo sem pretencer à mesma! E os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzmann admitem nos extras do DVD do filme Star Trek (2009) que amam Galaxy Quest e parte da resolução do embate contra o vilão nesta história acabou "inspirando-os"... Tá, sei...

3º Lugar: Vilões Por Acaso (Comic Book Villains), 2002

>>> Clique aqui para comprar!

Após uma coleção de gibis raros ser posta à venda, dois proprietários de lojas de quadrinhos iniciam uma guerra para adquiri-la, sem saber que existe um pretenso vilão querendo roubá-la. Vilões Por Acaso é um filme simpático, feito direto para a TV, que assisti já faz alguns anos e que de vez em quando dou uma bicada.

As referências às coisas dos quadrinhos estão por toda a fita (destaco a casa do personagem Raymond McGillicudy, interpretado por Donal Logue), desde as reais como as irreais (em certa altura do filme um dos personagens faz referência ao gibi "Marvel Mystery #1", que é na verdade intitulado "Marvel Comics #1". Tal revista só passou a se chamar Marvel Mystery Comics à partir do segundo volume).

No elenco, além de Logue, temos Cary Elwes, Michael Rapaport, Natasha Lyonne e DJ Qualls, que tem uma cara de nerd de doer...


2º Lugar: Barrados no Shopping (Mallrats), 1995;

Qualquer filme da Askewverse de Kevin Smith poderia figurar tranquilamente nesta lista, mas nenhum merece mais que Barrados no Shopping. No filme, dois amigos (nerds pra dedéu), Brodie e TS Quint, precisam recuperar a auto-estima e reconquistar suas namoradinhas em um dia muito louco passado num shopping de Nova Jersey. Pra tal tarefa eles contam com a ajuda da famosa dupla Jay e Silent Bob - além de Stan Lee.

Cheio de referências à cultura nerd (HQ´s, Star Wars, Batman & Robin do Adam West, entre outros), o filme pode ser enfadonho pra quem não conseguir sacar as mensagens ocultas, seja por desconhecer os temas ou por distração.

Jason Lee, Jeremy London, Shannen Doherty, Claire Forlani, Kevin Smith, Jason Mewes e, claro, Stan Lee são as estrelas do longa, que no Brasil recebeu este título horroroso por puro oportunismo da distribuidora, que quis pegar carona no sucesso da série Barrados no Baile, já que a protagonista desta (Doherty) faz uma participação que é quase uma ponta no filme.

1º Lugar: Fanboys, 2009.

Finalmente, nosso primeiríssimo lugar!

Fanboys é um filme que realmente merece a posição nesta lista. Trata-se de um mergulho no universo nerd.

Os protagonistas, dois amigos que se desentenderam, tentam reatar a antiga amizade quando um deles descobre que o outro está condenado à morte por uma doença incurável. Junto com outros dois malucos, o grupo tenta invadir o Rancho Skywalker (de propriedade de George Lucas, ex-dono da marca Star Wars) para roubar uma cópia do filme Star Wars I : A Ameaça Fantasma, que ainda não havia entrado em cartaz na época em que se passa o filme.

Com os talentos de Sam Huntington, Chris Marquette, Dan Fogler, Jay Baruchel e Kristen Bell, o filme traz ainda várias participações especiais (todas vinculadas ao mundo nerd) como Kevin Smith, Jason Mewes, Seth Rogen (que interpreta dois papéis), Billy Dee Williams, Carrie Fisher, William Shatner, Danny Trejo, Harry Knowles, entre outros.

Só faltou o Stan Lee.

Se você ainda não assistiu e se diz fã de Star Wars (e até mesmo de Star Trek, desde que tenha bom humor) esse filme é indispensável.

Marlo George assistiu todos os filmes, escreveu a matéria e jura de pés juntos que não é nerd...