Não há um roteirista, além de Woody Allen, que consiga desnudar um personagem e apresentá-lo de modo tão completo. Sempre que assisto seus filmes (alguns bons, outros excepcionais, mas nunca regulares) me dá a sensação de que aquelas personas realmente existem e abandoná-las sempre é muito difícil.

O mesmo aconteceu com Blue Jasmine, novo filme do diretor que está chegando no Brasil pela Imagem Filmes. A personagem principal é tão complexa, controversa, apaixonante, e nos foi entregue, pelas mãos de Woddy e pelo talento indiscutível de Cate Blanchett, de um modo tão genial que chega a ser triste saber que o filme está chegando ao fim, após quase uma hora e meia de projeção.

Jasmine é a cara da riqueza. Já sua irmã Ginger...
Os dilemas e paranoias de Jasmine, uma socialite que perdeu tudo após o marido ser preso, são mesclados à sua nova realidade, porém em uma mistura heterogênea composta por delírios de grandeza, mentira, auto-piedade, semi-luxo e mau gosto. Jasmine passa o filme inteiro iludida, sem controle. Sua vida foi tão destruída que ela sente dificuldades de seguir em frente e ser feliz. Talvez seja aí que resida o motivo do título do filme, que felizmente não foi adaptado.

A direção de fotografia, maravilhosa, e em alguns momentos uma personagem à parte, é de Javier Aguirresarobe, que já trabalhou com Allen em Vicky Cristina Barcelona.

Cate Blanchett está em seu melhor momento da carreira.
A trilha sonora é Alleniana, divertida e ao mesmo tempo depressiva, dando aquele clima neurótico que é uma das marcas registradas de Allen. O roteiro é coeso, apesar de um pouco menos criativo que de outros clássicos do diretor como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa ou Hannah E Suas Irmãs.

Se curte a obra de Woody Allen, ou quer assistir um filme cabeça, divertido e ao mesmo tempo sórdido, Blue Jasmine é uma boa pedida.

     Avaliação: Excelente

Marlo George assistiu, escreveu e também fala consigo mesmo de vez em quando, mas sempre acha o papo um saco...



SERVIÇO
Título: Blue Jasmine
Data de Lançamento: 15 de novembro de 2013
Distribuidor: Imagem Filmes
Diretor: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Alec Baldwin, Cate Blanchett, Bobby Cannavale, Louis C.K., Andrew Dice Clay, Sally Hawkins, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg
Gênero: Comédia, Drama

Sinopse: Jasmine é uma socialite de São Francisco que perde tudo, dinheiro, a família e a sanidade, após Hal, seu marido (interpretado por Alec Baldwin), ser preso por problemas com o fisco americano. Ela acaba indo morar com a irmã em uma parte pobre da cidade.