Vou começar dizendo que esse TOP 5 não é um TOP 5 propriamente dito, mas sim uma sequência de iniciação a um dos estilos mais belos de todos os que existem no mundo, o metal. Não, não vou ficar classificando o estilo em heavy metal, speed metal, etc., aqui é só o bom, o velho e o sujo metal em si.

Fiz essa lista para que quem não conhece muito (e não sabe por onde começar) sobre o estilo tenha uma base legal, e óbvio, não fiquem apenas nas bandas que citarei, aumente seu leque e ouça o máximo possível do estilo e de outros gêneros do Rock n' Roll.

 Acho que é bom pararmos de papo furado, e começar logo a aprender mais sobre o estilo:

5. ManOwaR - Battle Hymn

O metal é um estilo muito particular, ou é amado, ou detestado, e Battle Hymn traz um resumo de tudo que há de bom nele. Não apenas em sua harmonia ou vocal, mas também no espírito do estilo, nada melhor para começar a ouvir metal que um belo hino como esse.


4. Metallica - Ride The Lightning

Muita gente fala que só curte o lento do Metallica, que a banda nunca tocou metal realmente e que os caras são apenas uns posers que não sabem tocar. Acho que essa música é um tapa na cara de qualquer um que pensa isso, e além de meter essa porrada, ela dá uma ótima introdução do que o metal realmente é. As melhores músicas do metal não são as mais famosas de uma banda, e o Metallica mostra bem isso em Ride The Lightning. Então, vamos junto da eletricidade e seguir a corrente nessa música de um dos maiores mestres do metal.


3. Slayer - War Ensemble

Enquanto em ManOwaR falávamos de batalhas, em Slayer falamos de guerras. Não adianta, o metal é sobre isso cara, não tem pra onde fugir. Ponto. O Slayer mostra nessa música muito peso e muita alma, e mostra também que na guerra, é matar ou morrer.



2. Megadeth - Holy Wars... The Punishment Due

Claro que se você quer aprender a curtir e a conhecer o metal, você vai ouvir muitos solos nas músicas, e o Megadeth deixa isso claro no disco Rust In  Peace, principalmente em Holy Wars. E é importante lembrar também que o tema religioso é um tema abundante no metal, mesmo que essa seja a única música da lista que contém esse tema. Então, vamos ouvir esse clássico que continua relevante até hoje.


1. UFO - Lights Out

Que banda melhor pra ser introduzido pro metal que UFO? Nenhuma, eu digo. Eles estão tocando desde os anos 70 ininterruptamente, e uma de suas melhores músicas sem dúvida é Lights Out, que tem um solo maravilhoso e um vocal estupendo, apenas ouça e aprenda. Então, vamos ouvir, porque os antigos são sem dúvida os melhores;


E aí, curtiu? Dificilmente não, mas se aconteceu de você não gostar, não se preocupe, cada um tem seus gostos. Mas, se você curtiu, vale lembrar que tem várias outras bandas do estilo e que isso é apenas uma iniciação, não deixe de ouvir o resto dos materiais das bandas da lista e de conhecer novas opções, como Iron Maiden, Black Sabbath, Judas Priest, Helloween, Destruction, entre outras. E não se esqueça de se curvar aos deuses do Rock n' Roll, como já diziam os destruidores do Venom.