Quando um ator fica marcado, por uma obra em particular, como Mark Hammill (o Luke de Star Wars), Daniel Radcliffe (o Harry Potter, da saga homônima) ou Jim Parsons (o Sheldon de The Big Bang Theory, novo membro do clube), desvincular-se da obra que os tornaram notórios é muito difícil. Hammill nunca conseguiu, Radcliffe está tentando e Parsons, se quiser ter uma sobrevida após TBBT, será o próximo a tentar se "descolar" de seu personagem mais famoso.

Em Namoro ou Liberdade, Zac Efron, o 'eterno' Troy da trilogia High School Musical, está jogando seus dados, para tentar mover sua pecinha neste tabuleiro injusto. O resultado da rolagem foi positiva, pois seu personagem, Jason, em nada se parece com o de HSM, tanto visualmente, quanto nas atitudes (o que não aconteceu em 17 Outra Vez, de 2009, filme que mais parece outra sequência do chato musical da Disney).

Três amigos e dois objetivos: Baladas e garotas.
De fato, Zac vem fazendo algumas escolhas acertadas, conduzindo uma carreira regular que conta com filmes bons como Eu e Orson Welles, Um Homem de Sorte, JFK, a História Não Contada e vem aí com Vizinhos, ao lado de Seth Rogen, que parece ser legal. Além, é claro, do filme ora criticado.

"Diversão descompromissada."

Ao lado de Miles Teller e Michael B. Jordan, Efron completa, em Namoro ou Liberdade, um trio de amigos descolados que decidem dar um tempo em seus relacionamentos para cair na gandaia, literalmente falando. Repleto de piadas que funcionam e situações hilárias o filme merece um lugar ao lado de outras comédias juvenis clássicas como Porky's - A Casa do Amor e do Riso, de 1982 e A Vingança dos Nerds, de 1984.

Imogen Poots chamou atenção.
Falando em Miles Teller, o rapaz parece ser uma metralhadora de cacos, qualidade evidenciada pelas cenas cortadas que rolam durante os créditos finais. Michael B. Jordan está atuando meio que no automático, mas quem realmente me chamou a atenção foi a atriz Imogen Poots (atualmente em cartaz também em Need for Speed). Interesse romântico do personagem de Efron, a atriz demonstra muito talento ao servir de contraponto ao tom cômico do filme.

Se estiver afim de uma diversão descompromissada, assista Namoro ou Liberdade no cinema. Você vai curtir.


Marlo George assistiu, escreveu e acha que a piadinha do cocktail não vai funcionar em português.



Distribuição: Imagem Filmes
Direção: Tom Gormican
Elenco: Miles Teller, Zac Efron, Michael B. Jordan, Imogen Poots, Mackenzie Davis, Jessica Lucas
Origem: Estados Unidos
Classificação Etária: 14 anos
Inadequações: SexoDrogas LícitasNudez

Sinopse: Jason (Zac Efron) e seu melhor amigo Daniel (Miles Teller) levaram uma vida de festas, farra e diversão, sem relacionamentos sérios. Após o divorcio de Mikey (Michael B. Jordan) juntam-se para ajudá-lo a superar a ex-esposa, só que aos poucos cada um deles começam a se envolver com diferentes mulheres que mudam seu jeito de pensar, até chegar ao momento onde deverão escolher entre a liberdade da vida de solteiro ou o compromisso de um namoro.