No início do século 21, ocorreram muitas coisas ruins à reputação do cidadão americano, a explosão das torres gêmeas é um exemplo claro disso, provando que os EUA não eram imbatíveis como pensavam. E em meio a esse cenário de crise, Ed Brubaker teve o difícil trabalho de criar uma história para o herói que era simplesmente o maior americano de todos os tempos.
E mesmo com o carisma americano abalado, justiça foi feita ao Capitão América!
![]() |
Epting dá uns moles de vez em quando, mas nada que não seja aceitável. |
"É realmente empolgante vermos a confiança americana ser quebrada pela URSS, utilizando um dos americanos mais poderosos contra sua pátria-amada"
O gibi Capitão América : O Soldado Invernal não apenas empolga o leitor, também o comove. Nele, vemos um Capitão preocupado em meio ao que pode ser a maior tragédia que poderia acontecer: Seu melhor amigo, Bucky, ter se tornado um poderoso agente soviético, chamado Soldado Invernal.

Em meio a esse roteiro incrível, temos as ilustrações de Steve Epting, que mesmo sendo muito estilizadas, não incomodam a vista e tendo como único defeito o fato de não ser tão old-school como Steve Rogers merece, mas isso não é tão importante assim.
A união do roteiro de Ed Brubaker com os desenhos de Steve Epting realmente funcionou. Contudo, a falta de frases de efeito unidos a uma conclusão muito rápida da história, faz com que o gibi não seja perfeito. E faz também com que o leitor possa não se impressionar tanto com o fim que foi dado, pois realmente a história merecia um desfecho melhor.
Andreas Cesar leu e ainda acha que Bucky é pior que o Robin!