Ocorreu hoje, em São Paulo, a coletiva de imprensa com diretores de vários filmes que serão exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês.

Renomados nomes do cinema francês estão no Brasil para divulgar seus novos projetos, em cartaz a partir dessa quarta-feira em mais de 40 cidades brasileiras. Eles participam do Festival Varilux de Cinema Francês que segue até 16 de abril trazendo 16 filmes com os mais variados gêneros.

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, em São Paulo, ao lado de Christian Boudier, diretor do Varilux, os diretores Jean-Pierre Jeunet (“Uma Viagem Extraordinária”), Jalil Lespert (“Yves Saint Laurent”), a atriz e diretora Nicole Garcia ("Um belo domingo"), o cineasta Philippe Claudel (“Antes do Inverno”) e os diretores Jean-Marie Larrieu (“O Amor é um Crime Perfeito”), Marc Fitoussi (“Um Amor em Paris”) e Laurent Tuel (“A Grande Volta”) falaram, entre outras coisas, a respeito da renovação do cinema francês. “De fato existe uma renovação e até uma feminilização em nosso cinema, felizmente! Também temos sangue novo e temas mais atuais. São cerca de 240 produções por ano, nossos filmes divertem justamente por serem tão abrangentes”, opina Philippe Claudel.

Em tom descontraído, cada um comentou sobre suas produções que vão ser apresentadas durante o festival. “Eu vou falar apenas o que a revista americana Variety disse a respeito do meu filme: ‘é o melhor 3D da história’”, brincou o diretor do consagrado filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Jean-Pierre Jeunet, sobre o novo “Uma Viagem Extraordonária”.

Além de apresentar as mais recentes produções francesas, a programação ainda homenageia o legado de François Truffaut. “Teremos uma linda projeção digital com cópia restaurada do filme ‘Os incompreendidos’, uma homenagem aos 30 anos de morte de Truffaut”, comenta Christian Boudier, diretor do festival.

Em cartaz em 70 cinemas pelo país, o festival almeja alcançar mais de 100 mil espectadores em sua edição atual. Com produção da Bonfilm, o evento reúne também outras atividades paralelas, como a 3ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, Masterclasses com o diretor Jean-Pierre Jeunet na FAAP (São Paulo) e na UFRJ (Rio de Janeiro), uma mostra em sua homenagem no M.I.S. em São Paulo e no Instituto Moreira Salles no Rio, e um projeto educativo em mais de 15 cidades, que exibirá gratuitamente parte da programação do festival para escolas.

Fonte: Festival Varilux de Cinema Francês (via e-mail).