Desde as mais canastronas como A Fera do Rock (que conta, de modo irresponsável, a vida de Jerry Lee Lewis) ou La Bamba, passando pelas lisérgicas como The Doors, até as que são "maiores que a vida" como Ray, as cinebiografias de músicos, ou grupos musicais, são sempre, na minha opinião, no mínimo interessantes. Por mais longe que a maioria destas produções possam passar da realidade, nós acabamos sempre conhecendo um pouco mais sobre a vida e a música dos biografados. Talvez, se não fosse pelo filme Johnny & June, o hype em torno da lenda Johnny Cash não teria tirado a obra do cantor do gueto underground dos rockabilly e o Homem de Preto continuaria no ostracismo.

'...acertará em cheio os corações dos apaixonados por musicais.'

O novo filme de Clint Eastwood, Jersey Boys: Em Busca da Música, baseado no musical da Broadway que conta a história de Frankie Valli e seus comparsas da banda The Four Seasons, nos introduz a mais uma história, romântica, de um grupo de músicos que conquistaram a fama e de quebra nos reapresenta à sua música. A produção é impecável, os números musicais empolgantes, as atuações propositalmente exageradas dão um certo charme às personagens e a ideia de fazer com que os músicos narrem certas cenas cria um vínculo direto com o material teatral original. Porém, o filme pode desagradar a maioria do público.

Por que?

Ora, porque o grande problema do filme é que a história destes heróis dos primórdios do Rock n´Roll não é interessante. Frankie e seus amigos não passavam de garotos comuns de Nova Jersey que flertaram superficialmente com a máfia local e sonhavam se tornarem músicos de sucesso. Eles não viveram a vida intensamente como Jim Morrison ou Ray Charles e por isso, os excessos e dramas correlatos, que tanto fascinam neste tipo de filme, são rasamente explorados por falta de material. Se o filme tivesse desviado o foco de Frankie Valli e Bob Gaudio (que são produtores executivos do longa) e mergulhasse mais na psiquê de Tommy DeVito, problemático guitarrista da banda, quiçá este seria mais relevante.


Por outro lado, Jersey Boys: Em Busca da Música, acertará em cheio os corações dos apaixonados por musicais, uma vez que as canções do filme são executadas na íntegra e são belissimamente reproduzidas pelos atores, que cantaram ao vivo nos sets de filmagens. John Lloyd Young, reprisa o papel de Frankie Valli no cinema, o mesmo que o tornou um ganhador o Tony Award (o "Oscar" do teatro americano). Falando nisso, a decisão de Clint Eastwood em recrutar atores com experiência na Broadway ao invés de apostar em astros já consagrados do cinema é um diferencial neste filme. Inicialmente Paul Dano (12 Anos de Escravidão e Pequena Miss Sunshine), Dominic Cooper (Capitão América: O Primerio Vingador) e James Badge Dale (Homem de Ferro 3 e O Cavaleiro Solitário) haviam sido considerados, mas foram dispensados. Melhor assim...


Marlo George assistiu, escreveu e achou que Joe Pesci estava mais "engraçado" que nunca neste filme...




Data de lançamento: 26 de junho de 2014
Estúdio: Warner Bros. Pictures 
Diretor: Clint Eastwood 
Roteiro: Marshall Brickman, Rick Elice 
Elenco: John Lloyd Young, Erich Bergen, Vincent Piazza, Michael Lomenda, Christopher Walken 
Gênero: Musical 
Duração: 134 minutos

Sinopse: Cinebiografia do grupo musical The Four Seasons, cujo membro principal era o cantor ítalo-americano Frankie Valli.