Dentre os nove ou dez diretores que concorrerão ao Oscar no ano que vem, Wes Anderson é o primeiro desta temporada que colocou a mão na estatueta de Melhor Diretor de 2015. Posso até apostar que após três indicações ao prêmio, 2015 possa vir a ser o ano de Anderson.

De todos os filmes que já vi até agora, desta temporada, O Grande Hotel Budapeste é o primeiro que, na minha opinião, tem condições a concorrer em várias categorias dos Academy Awards do ano que vem. Maquiagem, Design de Produção, Edição, Figurino, Roteiro Adaptado, Ator, Direção e até mesmo Filme do Ano são as categorias que eu arrisco que o novo filme de Anderson possa figurar entre os indicados.

Isto porque em todos os aspectos das aludidas categorias o filme é quase perfeito.

'É a comédia do ano!'

O universo do concierge do Hotel Budapeste, M. Gustave, baseadas nos escritos de Stefan Zweig (escritor austríaco que faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1942), é propositalmente exagerado como os modos e maneirismos da personagem. Ele é interpretado por Ralph Fiennes, que está magnífico no papel. Fiennes personificou o afetado concierge com tamanha destreza que me causa espécie saber que Johnny Depp foi considerado para o papel. Canastrão do jeito que é, Depp possivelmente estragaria a personagem.


Quanto ao resto do elenco nem preciso dizer que é estelar. F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Edward Norton, Saoirse Ronan, Léa Seydoux, Tilda Swinton e Tom Wilkinson, são apenas algumas das estrelas que brilham neste filme que já nasceu clássico.

O roteiro é impecável, repleto de piadas que vão desde as grosseiras até aquelas que são de uma sutileza emocionante. O filme é tão gostoso de assistir que os 100 minutos de duração passam em um piscar de olhos. Culpa da edição esperta.

Eu poderia ficar aqui rasgando mais elogios ao filme, elenco e equipe técnica, mas resumirei-os à um só: É a comédia do ano!



Marlo George assistiu, escreveu e gostaria muito de se hospedar no Grande Hotel Budapeste.




Data de Lançamento: 03 de julho de 2014
Estúdio: Fox Film do Brasil
Diretor: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson
Elenco: Ralph Fiennes, F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Edward Norton, Saoirse Ronan, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Tom Wilkinson
Gênero: Comédia

Sinopse: As aventuras de Gustave H, um lendário concierge de um famoso hotel europeu e do pequeno Zero Moustafa, um mensageiro que se torna seu melhor amigo.