Já não é novidade no Brasil que a detentora dos direitos de lançamento do D&D desde a 2°edição, a DEVIR livraria não vai traduzir  nova edição o D&D NEXT. A editora agora vai investir em Pathfinder, um RPG da PAIZO editora que usa as regras da licença aberta da 3 edição.
     Entretanto essa prática não será apenas no Brasil. Algumas editoras ao redor do mundo já deixaram claro que não irão publicar o sistema, e a editora da versão japonesa divulgou que a política da Wizards of the coast para a o D&D NEXT é de não licenciar traduções. Exatamente, em um primeiro momento, teremos apenas a versão em inglês do D&D NEXT.
    Pode parecer um tiro no pé, mas o importante aqui é entender a imagem em um contexto mais amplo. A Wizards faz parte de um conglomerado comandado pela Hasbro, empresa de brinquedos com sede em diversos países. Além disso, a Eletronic Arts também faz parte do grupo e já prometeu uma versão de Tyranny of the Dragons on line. Ao que parece, a própria Wizards pode produzir as versões estrangeiras do jogo, permitindo apenas a distribuição. (algo que já acontece com Magic: The Gathering, a maior marca da empresa) 
    Ao publico brasileiro resta apenas torcer para isso ocorra e forneça ao Brasil mais material do que a DEVIR, que mantinha uma periodicidade irregular de lançamentos, deixando o mercado brasileiro carente de livros novos de D&D. O Magic hoje tem lançamento simultâneo em diversos idiomas, e seria um sonho ver o D&D seguir o mesmo caminho. Vamos torcer por isso!