Singelo.

Se há um adjetivo que possa classificar o novo filme do veterano diretor Lasse Hallström. Não que tal elogio não possa ser atribuído a várias de suas obras como "Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador", "Chocolate", "Amor Impossível", entre outras. Talvez, sejam poucos os diretores que consigam retratar o amor de maneira alegórica e tocante quanto este diretor da Suécia.

"A 100 Passos de Um Sonho"  seja talvez uma adaptação de título equivocada (o título original é "The Hundred-Foot Journey"), uma vez que são muitos os sonhos que estão a 100 passos de cada uma das personagens deste maravilhoso romance dramático e não apenas "um".

Manish Dayal, o Javier Barden da Índia...
Hassan (Manish Dayal) e Marguerite (Charlotte Le Bon) apaixonam-se, mas a sua rivalidade profissional torna esta paixão proibida. Ele é um rapaz da Índia que imigra com sua família para a França, sonhando em estabelecer um restaurante tipico indiano em uma cidadezinha tradicionalista. Já ela é uma menina francesa típica, porém um tanto quanto ousada, que é uma promissora chef de cozinha que trabalha em um antiquíssimo restaurante que é comandado por Madame Mallory (Helen Mirren). Hassan e Marguerite buscam o sucesso profissional e este é o único empecilho para que ambos se tornem um só, que é o que realmente mais desejam.

Ela sorri..... Corram pras colinas....
A própria Madame Mallory, uma idosa sisuda e orgulhosa, tem lá seus sonhos ainda não realizados. Um deles, conhecido de todos, é o de conseguir uma segunda estrela Michelin para seu restaurante, o que tornaria seu estabelecimento mais famoso. O outro, secreto, escondido por detrás de um rosto austero e modos requintados em demasia, é achar alguém para partilhar alguns momentos dos últimos anos de sua vida. De modo discreto. Lógico.

'Passa longe de clichês e se mostra um filme muito correto.'

Indiscreto é o pai de Hassan, um indiano ambicioso, sovina e mesquinho quando o assunto é dinheiro. Mas por outro lado, um patriarca amoroso, orgulhoso de sua origem e de seu país, que abandonou quando sua mulher foi queimada viva em um incêndio criminoso. Seu sonho é manter o legado gastronômico de sua família, mas o que ele não poderia imaginar era que entraria em uma verdadeira guerra, quando decidiu instalar seu restaurante, Maison Mumbai, à apenas 100 passos do restaurante chique de Madame Mallory.

Todo mundo tem um amor na vida, e por ele tudo é capaz....
Com roteiro que amarra muito bem todas as tramas e subtramas, todos os sonhos e devaneios das personagens, e que foi baseado no romance de Richard C. Morais, "A 100 Passos de Um Sonho" passa longe de clichês e se mostra um filme muito correto, que apesar de contar com um elenco indiano, de ter uma trama que envolve elementos da Índia, em nada se parece com os longas de Bollywood. Isto se dá, em parte, pelo fato de que a produção é de Steven Spielberg, Ophra Winfrey e Juliet Blake.

Eles tem uma paixão que é proibida, mas estão focados demais...
As locações são belíssimas, o que torna a fotografia competente do filme ainda mais incrível e é claro que eu não posso terminar esta crítica sem falar um pouco de nossa temível Madame Mallory.

Helen Mirren é uma séria concorrente à uma vaga entre as indicadas das premiações de cinema do ano que vem. Seu trabalho é impecável. A cena na qual sua personagem "desce do salto" e toca, de leve, a "mortalidade" é tocante. Coisa de quem sabe o que faz. Não é à toa que Helen tem três indicações e um Oscar no currículo.

P.S.: As tais estrelas Michelin, que são dadas aos mais importantes restaurantes da Europa, realmente existem e sim, são oferecidas pela famosa marca de pneus que tem aquele gordinho estranho como mascote.


Marlo George assistiu, escreveu e até toparia comer um pombo à francesa. Desde que fosse feito na França e não tenha sido capturado no Largo da Carioca....



Data de lançamento: 28 de agosto de 2014
Estúdio: DreamWorks Pictures
Diretor: Lasse Hallström
Roteiro: Steve Knight
Elenco: Helen Mirren, Manish Dayal, Om Puri, Charlotte Le Bon
Gênero: Drama, Romance, Comédia

O filme estrelado por Helen Mirren conta a história de um jovem culinarista , Hassan Kadam que junto com sua família acaba se estabelecendo no sul da França. Um local cheio de charme, pitoresco e elegante, ideal para morar e abrir um restaurante indiano, o Maison Mumbai. Isso até que a proprietária e chef do Le Saule Pleureur, um restaurante francês clássico e estrelado do guia Michelin, gerenciado por Madame Mallory (ganhadora do Oscar® Helen Mirren), fica sabendo.