Se há um adjetivo que possa classificar o novo filme do veterano diretor Lasse Hallström. Não que tal elogio não possa ser atribuído a várias de suas obras como "Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador", "Chocolate", "Amor Impossível", entre outras. Talvez, sejam poucos os diretores que consigam retratar o amor de maneira alegórica e tocante quanto este diretor da Suécia.
"A 100 Passos de Um Sonho" seja talvez uma adaptação de título equivocada (o título original é "The Hundred-Foot Journey"), uma vez que são muitos os sonhos que estão a 100 passos de cada uma das personagens deste maravilhoso romance dramático e não apenas "um".
![]() |
Manish Dayal, o Javier Barden da Índia... |
Hassan (Manish Dayal) e Marguerite (Charlotte Le Bon) apaixonam-se, mas a sua rivalidade profissional torna esta paixão proibida. Ele é um rapaz da Índia que imigra com sua família para a França, sonhando em estabelecer um restaurante tipico indiano em uma cidadezinha tradicionalista. Já ela é uma menina francesa típica, porém um tanto quanto ousada, que é uma promissora chef de cozinha que trabalha em um antiquíssimo restaurante que é comandado por Madame Mallory (Helen Mirren). Hassan e Marguerite buscam o sucesso profissional e este é o único empecilho para que ambos se tornem um só, que é o que realmente mais desejam.
![]() |
Ela sorri..... Corram pras colinas.... |
'Passa longe de clichês e se mostra um filme muito correto.'
Indiscreto é o pai de Hassan, um indiano ambicioso, sovina e mesquinho quando o assunto é dinheiro. Mas por outro lado, um patriarca amoroso, orgulhoso de sua origem e de seu país, que abandonou quando sua mulher foi queimada viva em um incêndio criminoso. Seu sonho é manter o legado gastronômico de sua família, mas o que ele não poderia imaginar era que entraria em uma verdadeira guerra, quando decidiu instalar seu restaurante, Maison Mumbai, à apenas 100 passos do restaurante chique de Madame Mallory.
![]() |
Todo mundo tem um amor na vida, e por ele tudo é capaz.... |
![]() |
Eles tem uma paixão que é proibida, mas estão focados demais... |
Helen Mirren é uma séria concorrente à uma vaga entre as indicadas das premiações de cinema do ano que vem. Seu trabalho é impecável. A cena na qual sua personagem "desce do salto" e toca, de leve, a "mortalidade" é tocante. Coisa de quem sabe o que faz. Não é à toa que Helen tem três indicações e um Oscar no currículo.
P.S.: As tais estrelas Michelin, que são dadas aos mais importantes restaurantes da Europa, realmente existem e sim, são oferecidas pela famosa marca de pneus que tem aquele gordinho estranho como mascote.
Marlo George assistiu, escreveu e até toparia comer um pombo à francesa. Desde que fosse feito na França e não tenha sido capturado no Largo da Carioca....
Data de lançamento: 28 de agosto de 2014
Estúdio: DreamWorks Pictures
Diretor: Lasse Hallström
Roteiro: Steve Knight
Elenco: Helen Mirren, Manish Dayal, Om Puri, Charlotte Le Bon
Gênero: Drama, Romance, Comédia
O filme estrelado por Helen Mirren conta a história de um jovem culinarista , Hassan Kadam que junto com sua família acaba se estabelecendo no sul da França. Um local cheio de charme, pitoresco e elegante, ideal para morar e abrir um restaurante indiano, o Maison Mumbai. Isso até que a proprietária e chef do Le Saule Pleureur, um restaurante francês clássico e estrelado do guia Michelin, gerenciado por Madame Mallory (ganhadora do Oscar® Helen Mirren), fica sabendo.