O cineasta Luc Besson sempre teve um fraco por mulheres fortes. Por um instinto de sobrevivência, suas personagens foram obrigadas a superar algum tipo de situação para alcançar um determinado objetivo ou causa.

Fosse a jovem prisioneira contratada como assassina de "Nikita", a jovem "adotada" por um assassino em "O Profissional" ou mesmo o espécime perfeito de "O Quinto Elemento", todas tem em suas características mais marcantes sobreviver a alguma situação extrema.

Isso não torna-as necessariamente heroínas, apesar de seus atos poderem confundí-las como tal.

E "Lucy", a nova aventura de Besson em cartaz nos cinemas, mostra a situação de uma mulher colocada em situação de risco por alguém que ela nem mesmo conhecia direito e tendo literalmente de se virar pois o tempo urge. Sobreviver é o objetivo!


Muitos espectadores, quando viram o trailer, acharam se tratar de um super filme de ação ininterrupta, bem ao estilo Matrix. Ledo engano. Besson entrega mais uma ficção científica porém concentra sua trama na possibilidade mais viável a uma mulher utilizando realmente uma porcentagem maior que um ser humano comum conseguiria com seu cérebro. E como o combustível para alcançar tal objetivo é uma droga experimental, o resultado não poderia ser outro senão uma corrida desenfreada contra o tempo.

E tempo é justamente a chave das respostas a que tanto a protagonista Lucy - defendida coerentemente por Scarlett Johansson, mais conhecida como a Viúva Negra de "Os Vingadores" - quanto o Professor Norman - o sempre correto Morgan Freeman, de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" - procuram.

"Roteiro esperto, bem amarrado com citações pop bem utilizadas."

Outro destaque do filme é mostrar a máfia coreana com uma propriedade só comparada à clássicos das videolocadoras como "O Corruptor", estrelado por Mark Wahlberg e Chow Yun Fat, que mostrava a Tong chinesa de modo não caricato e bem cruel.

Roteiro esperto, bem amarrado com citações pop bem utilizadas - o final à la Ronin de Frank Miller fez toda diferença - e atuações dignas fazem desse filme algo interessante em meio a tantos blockbusters arrogantes e óbvios que vemos por aí.

Dizer mais seria acabar com sua diversão. Então, corra ao cinema mais próximo e divirta-se!


Kal J. Moon utiliza 100% de seu cérebro todos os dias mas sempre põe para recarregar...



Sinopse: Uma jovem que acidentalmente se envolve em uma negociação de drogas no mercado negro. Depois de absorver a substância que carrega em seu estômago, ela se transforma em uma guerreira implacável capaz de evoluir além da lógica humana. Professor Norman, por sua vez, é um cientista que estuda os limites do cérebro humano e auxiliará Lucy a controlar suas novas habilidades. 

Elenco: Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Min-Sik Choi, Amr Waked
Escrito e dirigido por Luc Besson
Data de estreia: 14/08/2014
Distribuidora: Universal Pictures