Leia abaixo o press-release da Academia Latina da Gravação, que anunciou Joan Manuel Serrat como personalidade latina do ano:


A ACADEMIA LATINA DA GRAVACAO® ORGULHOSAMENTE ANUNCIA JOAN MANUEL SERRAT COMO PERSONALIDADE DO ANO DE 2014
Parte da renda do evento de gala vai beneficiar a Fundação Cultural do Latin GRAMMY TM
MIAMI, (9 de setembro de 2014) ­— O emblemático cantor e compositor Joan Manuel Serrat foi nomeado a Personalidade do Ano 2014 da Academia Latina da Gravação®. Escolhido por suas realizações artísticas e sociais e por suas contribuições para a cultura latina, Serrat será homenageado com um concerto repleto de estrelas na quarta-feira, 19 de novembro, no centro de convenções do hotel Mandalay Bay, em Las Vegas. O evento contará com canções do próprio Serrat apresentadas por um impressionante conjunto de notáveis artistas e amigos. Uma parte dos lucros líquidos do evento vai beneficiar a Fundação Cultural do Latin GRAMMYTM, que oferece bolsas de estudo e para pesquisas, subvenções e programas educacionais. O prestigiado evento antecederá a 15ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, que será realizada na MGM Grand Garden Arena em Las Vegas e que será transmitida ao vivo pela Univision Network na quinta-feira, 20 de novembro, às 22:00h, horário de Brasília. Para receber as últimas notícias e conteúdo exclusivo, acesse as redes sociais da Academia Latina da Gravação no Twitter e Facebook.  
"Compositor profundo e brilhante, um verdadeiro poeta em espanhol e catalão, além de ser um artista sensacional. O estilo lírico e talento magnífico de Joan Manuel Serrat fazem dele uma figura musical estimada e atemporal", disse Gabriel Abaroa Jr., presidente/CEO da Academia Latina da Gravação. "Através de seu talento, vocação, paixão e dedicação à arte, seu trabalho atrai fãs de música em todo o mundo. É um privilégio reconhecer um homem com uma carreira tão ilustre e socialmente consciente, e ansiamos por celebrar sua criatividade e seu legado." 
A carreira impressionante de Serrat ecoa não só com os fãs, mas também com outros artistas da comunidade musical:

"Joan Manuel Serrat tomou o belo poema de Miguel Hernández 'Llego Con Tres Heridas’ (‘Venho com três feridas’) e o transformou em uma canção ainda mais bonita, impressionante em sua simplicidade", disse a cantora e compositora indicada para o GRAMMY®, Joan Báez. "Eu me apaixonei por esta canção e a gravei em 1974, e ainda a canto até hoje." 

"Joan Manuel tornou-se um verdadeiro símbolo de liberdade, coerência, qualidade e perfeito uso da nossa língua, e uma referência que todos nós temos para alcançar nossos objetivos", disse a ganhadora do Latin GRAMMY e do GRAMMY, Shakira, homenageada anteriormente como Personalidade do Ano. 

Natural de Barcelona, Espanha, Serrat começou a tocar na adolescência e rapidamente desenvolveu o desejo de compor e se apresentar. Em 1965, enquanto cantava no programa de rádio espanhol "Radioscope", Serrat assinou seu primeiro contrato de gravação.  Em dois anos, lançou dois EPs, um álbum de estreia completo, e fez sua primeira apresentação ao vivo no palco do Palau de la Música Catalana — um concerto que o revelou como um dos pioneiros do movimento Nova Cançó na região da Catalunha, na Espanha. Como parte de uma geração de artistas politicamente engajados, Serrat é conhecido por suas posições políticas fortes. Uma vez recusou-se a seguir as ordens do ditador Francisco Franco para cantar uma música em espanhol, e não em catalão, seu idioma nativo, no Festival da Canção Eurovision, em 1968. Isto fez com que Serrat fosse proibido de aparecer na mídia espanhola por cinco anos. Na metade de década de 1970, depois de se expressar publicamente contrário à ditadura franquista, Serrat se auto-impôs um exílio no México, só retornando à sua terra natal depois da morte de Franco, em 1975. 

Nas últimas duas décadas, Serrat teve uma carreira prolífica, escrevendo, gravando e excursionando. Em 2006, lançou Mô, seu primeiro álbum gravado totalmente em catalão em 17 anos. Em 2008, colaborou com seu colega cantor e compositor espanhol, Joaquín Sabina, para lançar Dos pájaros de un tiro, seguido por La orquesta del Titanic de 2012. O documentário de 2013, El símbolo y el cuate, capturou a aclamada turnê de Serrat & Sabina pela Espanha e América Latina. 

Com a premiação de Personalidade do Ano de 2014 da Academia Latina da Gravação, Serrat se junta a uma distinta lista de ganhadores, que inclui: Miguel Bosé, Plácido Domingo, Gloria Estefan, Gilberto Gil, Juan Luis Guerra, Carlos Santana, Shakira e Caetano Veloso, entre outros.  

Fonte: Academia Latina da Gravação e Fundação Cultural do Latin GRAMMY (via e-mail)