Uma reportagem exclusiva de autoria do portal Variety defende que o ator Robert Downey Jr está, sim, no elenco do filme "Capitão América 3".

E não é só isso: a trama deverá girar no enredo principal da minissérie "Guerra Civil", publicada originalmente pela Marvel Comics em 2006.

A reportagem ainda revela que Downey Jr - cujo último filme seria "Os Vingadores 3" - teria apenas um pequeno papel em "Capitão América 3", onde filmaria por aproximadamente três semanas mas o ator queria uma participação maior na história e, consequentemente, mais dinheiro por isso. E participação nos lucros pois ninguém é de ferro... Kevin Feige, produtor executivo da Marvel Studios,  teria ficado insatisfeito e mandado os roteiristas retirarem o Homem de Ferro da história mas filmar "Guerra Civil" sem Tony Stark não faria o menor sentido e um acordo foi providenciado.

Porém, vamos tratar toda essa informação como rumor pois nem a Marvel nem os representantes de Downey Jr se pronunciaram oficialmente sobre esse anúncio no minimo bombástico...

Mas a Marvel Comics - jogando ainda mais lenha na fogueira - já soltou, em seu perfil no Twitter, uma imagem da capa de uma suposta edição de "Civil War" n° 1, com data de lançamento para o verão de 2015. Então, tudo é possivel...

Que raio de "Guerra Civil" é essa, tio?

>>> Atenção: os parágrafos abaixo estão cheios de spoilers dos quadrinhos e que podem ser adaptados para o filme e comprometer sua diversão. Siga por sua própria conta e risco, ok?

Para quem não conhece a cronologia das histórias em quadrinhos, "Guerra Civil" foi um evento que ocorreu quando um grupo de herois adolescentes participavam de um reality show que registrava suas ações de perseguição a um vilão super-poderoso quando uma catástrofe sem igual ocorre, sendo transmitido em rede nacional. O governo dos EUA toma uma atitude enérgica e coloca o Homem de Ferro à frente da direção da SHIELD comandando um grupo intitulado "A Iniciativa" para recrutar todos os herois, vigilantes e similares a revelarem suas identidades, receber um registro que os autorizaria a praticar o vigilantismo - depois, claro, de passarem por treinamento adequado para estarem aptos à função (ou não). Quem se opusesse, seria caçado pela "Iniciativa", preso e não poderia mais ser chamado de heroi.

(Lembra que no primeiro filme do Homem de Ferro, na cena pós-crédito, Nick Fury convida Tony Stark para participar da "Iniciativa Vingadores"? Pois é...)

Na trama, Capitão América e outros herois não concordam e se rebelam contra o governo, tornando-se fugitivos, enquanto são caçados pelo Homem de Ferro e sua "Iniciativa" - grupo que se desdobra por todos os EUA, cada estado com uma sede de seres super-poderosos. Até vilões entram no grupo e caçam os herois fugitivos.

(Lembra que no filme "Os Vingadores" existe uma cena onde Tony Stark fica na ponte de comando do aero-porta-aviões simulando como Nick Fury dava suas ordens? Pois é...)

A curiosidade aqui vai para o desfecho da minissérie, quando o Homem de Ferro finalmente conseguiu, após uma ferrenha luta com Capitão América e sua equipe fugitiva, que todos se entregassem, um atirador num prédio nas redondezas dispara um tiro certeiro no coração do heroi, assassinando-o em plena luz do dia.

Tempos depois, quem substitui o Capitão América no traje como o heroi é justamente Bucky, que já havia se livrado da lavagem cerebral e não era mais o Soldado Invernal.

Outra parte curiosa da minissérie é que o heroi Homem-Aranha revela sua identidade ao público ao lado do Homem de Ferro e passa a usar uma armadura e se intitula "Aranha de Ferro". Isso não deve ocorrer no filme pois o Homem-Aranha não está disponível para ser usado, uma vez que seus direitos pertencem à Sony Pictures...

Fonte: Variety