Entre os dias 5 e 12/11/2014, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro Curta Cinema – exibe para o público carioca 250 filmes em sua 24ª edição.

Os selecionados para as mostras competitivas foram divididos em 12 programas, compostos de 24 filmes nacionais e de 31 internacionais, realizados entre 2013 e 2014.

Além dos filmes, o festival traz também workshops, debates e palestras em sua programação paralela.

Uma das novidades do festival é a mostra Especial Gilda Nomacce, em homenagem à carreira da atriz.

Além das tradicionais mostras competitivas, Panoramas Carioca, Latino-Americano e Cineclube LGBT, o destaque fica por conta da Foco Canadá, país homenageado devido a qualidade de suas produções.

O programa do Foco Canadá será exibido no Estação Botafogo e na cela do CCJF, com quatro vídeo-performances de Dominik Pagacz – que possui representativa carreira como editor de som em cinema e TV.

Pela primeira vez, o festival - em parceria com o Cinemaison e a Unifrance - exibe um panorama francês nos moldes de seu panorama Carioca e Latino-Americano, o Especial Cinemaison – Panorama Francês. São filmes já consagrados em festivais pelo mundo afora e que encontram, em sua maioria, a primeira exibição no Rio de Janeiro.

Já em parceria com o Festival de Berlim, o Curta Cinema exibe, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, uma parte da mostra Forum Expanded Berlim.

Outros destaques são:
- Janela de Multidão, mostra de cinema político inspirada nas teorias dos filósofos Michael Hardt e Antonio Negri

- Retrospectiva Surto & Deslumbramento, com exibição de todos os filmes do coletivo independente pernambucano;

- Matrizes Africanas, filmes que dialogam com a religião e a cultura afro-brasileira; 

- Em Trânsito, curtas que focam a relação do realizador com o estrangeiro;

- Processos Artísticos, que acompanham a trajetória e a criação de artistas plásticos, chargistas, escritores, fotógrafos e outros;

- Panorama Infanto-juvenil, um programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que leva 28 filmes em sessões divididas por faixas etárias para estudantes.

O patrocínio é da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro; da Globo Filmes, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; do Grupo Contax, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura; e da RioFilme.

As exibições acontecem no Estação Botafogo, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Cinemaison e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com entrada franca.

Para maiores informações, clique AQUI.

Fonte: Curta Cinema 2014 (via e-mail)