DOCUMENTÁRIO DE WALTER SALLES É SELECIONADO PARA O FESTIVAL DE BERLIM
Longa registra a vida e obra do cineasta chinês Jia Zhangke, cujos filmes revelam um país em mutação acelerada.
O documentário Jia Zhangke, um homem de Fenyang, dirigido por Walter Salles, está na Mostra Panorama do Festival de Berlim, que ocorrerá de 5 a 15 de fevereiro. O documentário é resultado de filmagens realizadas no norte da China, onde Jia Zhangke nasceu e realizou seus primeiros longa-metragens, e em Beijing. O filme retrata a vida e o processo criativo do cineasta, e é centrado na estreita relação entre memória e cinema. O documentário é uma produção da VideoFilmes e tem previsão de estrear no Brasil em abril, com distribuição da Espaço Filmes. A distribuição internacional será realizada pela francesa MK2.
O primeiro contato de Salles com a obra do cineasta chinês ocorreu justamente no Festival de Berlim, há 17 anos. "O primeiro filme de Jia, “Xiao Wu”, estreou em Berlim no mesmo ano em que "Central do Brasil" competiu no Festival, 1998. Cada novo filme de Jia Zhangke reforçou a sensação de que ele se tornou o cineasta mais importante em atividade, aquele que melhor traduz o nosso tempo. É dessa percepção que surge "Um homem de Fenyang". Estar de volta a Berlim com um documentário sobre o cineasta extraordinário que é Jia Zhangke é uma honra. É como se um círculo se fechasse", conta Salles.
Zhangke também comentou a seleção para o Festival de Berlim: “Foi através desse festival que nós dois tomamos conhecimento do trabalho um do outro e iniciamos nosso contato. Sou grato ao Walter por mostrar meu trabalho com a obra dele. E este documentário será exibido no local onde nos conhecemos – o Festival de Berlim, e isso é um marco na minha vida. Berlim foi meu ponto de partida . Este documentário conta às pessoas o que passou na minha cabeça enquanto vagueava pelo mundo do cinema”.
No documentário, o próprio Jia Zhangke convida a equipe de Um homem de Fenyang a conhecer a sua história, suas fontes de inspiração e os personagens de seus filmes. Zhangke retorna aos locais onde viveu e rodou Xiao Wu, Plataforma, O Mundo, 24 City, Em Busca da Vida e Um Toque de Pecado.
Sinopse
Jia Zhangke, um homem de Fenyang, é um retrato afetivo sobre o jovem realizador chinês que, para muitos, se tornou um dos mais importantes cineastas de nosso tempo.
Para o documentário dirigido por Walter Salles, Jia Zhangke volta para os locais de rodagem de seus filmes, junto com seus atores, amigos e colaboradores mais próximos.
Jia relembra as fontes de inspiração de filmes como Plataforma, Em Busca da Vida e Um toque de Pecado. É a memória de um cineasta, mas também de todo um país em convulsão, a China, que se desvenda pouco a pouco.
Jia Zhangke, um homem de Fenyang foi filmado por uma equipe brasileira na China, em Fenyang, Pingyao, Hong Nan-che e outras cidades e vilarejos da região de Shanxi, em Pequim, em conversas na Academia de Cinema, na Academia de Belas-Artes e na produtora de Jia Zhangke, a Xstream Pictures.
Ficha técnica
Direção de Walter Salles
Entrevistas realizadas por Walter Salles e Jean-Michel Frodon
Direção de Fotografia de Inti Briones
Produção de Maria Carlota Bruno
Montagem de Joana Collier
Desenho de som de Li Dan-Feng
Uma produção Videofilmes, 2015.
Duração: 105’