Hideaki Anno, o autor de um dos animes mais famosos dos anos 90 "Neon Genesis Evangelion", que foi exibido no Brasil pela primeira vez no canal Locomotion, disse hoje, em desabafo que o anime estĂĄ “morrendo”.

“A animação japonesa estĂĄ em declĂ­nio,” disse Anno ao RIA. “JĂĄ deu o que tinha que dar. ApĂłs este colapso, provavelmente ocorrerĂĄ um renascimento.”

Anno disse ainda que fica se perguntando se as pessoas irĂŁo esperar por tal ressurgimento. Continuando o assunto, o japonĂȘs disse o seguinte: "NĂŁo acho que a animação vĂĄ desaparecer, mas talvez, pode jĂĄ nĂŁo haver, hoje em dia, as condiçÔes que existiram no passado e que levaram Ă  criação de filmes interessantes."

Sobre o futuro do JapĂŁo como potĂȘncia em animação, Anno disse que "O JapĂŁo deixarĂĄ de ser o centro da animação mundial. Talvez em cinco anos, Taiwan acabe sendo um centro deste tipo." Anno destacou ainda que, em recente visita Ă  Taiwan, viu com os prĂłprios olhos que os animadores de lĂĄ tem muita paixĂŁo e energia. No JapĂŁo, Anno disse que a animação estĂĄ "se movendo por inĂ©rcia."

O autor de "Evangelion" acredita que a animação japonesa, também conhecida como anime, precisa se tornar mais flexível e se adaptar à novos métodos, para encontrar um novo caminho e se tornar mais interessante, para assim evitar uma possível morte do estilo.

Fonte: Kotaku.