728x90 AdSpace

  • Nerd News

    quarta-feira, 30 de setembro de 2015

    CCXP 2015 | Confirmada a presença do cartunista e teórico dos quadrinhos Scott McCloud.


    Foi confirmada a presença do cartunista e teórico dos quadrinhos Scott McCloud na CCXP deste ano. Ele é vencedor dos prêmios Eisner e de quatro Harvey Awards e estará no país para o lançamento de "O Escultor".

    Leia abaixo parte do press-release que recebemos da CCXP.

    A segunda edição da CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br) confirma a presença do americano Scott McCloud, premiado cartunista e teórico dos quadrinhos, conhecido por seus livros de não-ficção sobre a arte sequencial Understanding Comics, Making Comics e Reinventing Comics, e pela HQ Zot!. Seu projeto mais recente é a graphic novel O Escultor (The Sculptor), de 2015, que será lançada no Brasil durante a CCXP pela Marsupial Editora.

    Nascido em 10 de junho de 1960 como Scott McLeod, o quadrinista e escritor é considerado um dos principais estudiosos dos quadrinhos como arte e meio de comunicação. Ele atuou como palestrante e consultor de comics e mídias digitais para empresas como Google, MIT, Pixar, Sony e o Instituto Smithsonian. Scott iniciou o desafio 24 Hour Comic (ao escrever uma HQ inteira em 24 horas) que se tornou um fenômeno internacional, e seus quadrinhos (na versão impressa e online no www.scottmccloud.com) estão disponíveis em 20 línguas.

    Publicado em 1993, o livro Understanding Comics: The Invisible Art explora os aspectos históricos e factuais das HQs como arte e meio de comunicação, e recebeu críticas positivas de figuras notáveis do meio, como Art Spiegelman, Will Eisner, Alan Moore, Neil Gaiman e Garry Trudeau (que resenhou o livro para o The New York Times). Antes, de 1984 a 1990, Scott publicou a revista mensal Zot! pela Eclipse Comics. Com um total de 36 números, a HQ foi inspirada na série Astro Boy, do mestre japonês Osamu Tezuka, sendo uma das primeiras publicações americanas inspiradas no estilo mangá.

    Entre seus prêmios de destaques estão o Jack Kirby Awards de 1985 (melhor série nova) por Zot!, o Eisner Award de 1994 (melhor livro relacionado a quadrinhos) e quatro Harvey Awards, três deles em 1994 (melhor escritor, melhor material original e melhor trabalho jornalístico para Understanding Comics) e um em 2001 (melhor trabalho histórico por Reinventing Comics).
    Durante o evento, será lançada a edição nacional de sua mais recente obra, O Escultor (The Sculptor), publicada pela Marsupial Editora pelo selo de quadrinhos Jupati Books. A graphic novel conta a história de David Smith, que faz um acordo com a Morte no qual passa a ter apenas 200 dias de vida em troca do poder de esculpir o que quiser apenas com o toque de suas mãos. No início do ano, a Sony Pictures adquiriu os direitos de adaptação da história, que terá Scott Rudin como produtor executivo.

    A CCXP – Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com atrações de peso e conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Mais de 120 mil pessoas são esperadas nos quatro dias. Os ingressos já estão à venda no site oficial. Para saber mais sobre o maior evento de cultura pop do país, acesse www.ccxp.com.br.
    • Comente no site
    • Comente no Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: CCXP 2015 | Confirmada a presença do cartunista e teórico dos quadrinhos Scott McCloud. Rating: 5 Reviewed By: Marlo George
    Scroll to Top