Quando um filme é baseado em algo que fez parte da minha infância, ele precisa ser muito bom para me fazer reviver as emoções que sentia quando via o desenho. Contudo, Peanuts não fez parte da minha infância, já que somente na adolescência comecei a ler os quadrinhos, ou melhor, geniais quadrinhos do amado cachorro Snoopy. Estes quadrinhos me remetiam a uma fase muito bacana da minha infância, sendo que quando soube do novo filme feito pela Fox, sabia que ele teria que ser muito bom para me remeter aos mesmos sentimentos das HQs.

O filme é excelente, fiel ao extremo ao clássico universo de Charles M. Schulz, sem fazer mudanças desnecessárias como, por exemplo, modernizar a época em que as histórias se passavam (possibilidade que me deixou preocupado quando soube da pré-produção do longa). A fidelidade é percebida desde as situações vivenciadas por Charlie Brown até as histórias criadas pelo seu cão. As referências à antiga série de TV também são facilmente percebidas por fãs de Schulz.

Um grande acerto do  longa-metragem foi a escolha de dubladores jovens para dar a vida às vozes dos personagens. Muitas são as animações as quais adultos dublam as vozes de crianças, entre elas "Bolt : O Supercão" é um exemplo, contudo a dublagem mirim é mais digna, ao passo que remete melhor aos maneirismos e vozes da infância, que são geralmente mais agudas que em adolescentes ou adultos.


Uma boa animação infantil precisa ter uma característica importante, já contida no universo de Charlie Brown, que são histórias que fascinem tanto o público infantil quanto o adulto. "Peanuts, o Filme" cumpre bem esse papel, no momento em que o filme alegrará as crianças pelas trapalhadas da turma, que contém Snoopy, Charlie Brown, Linus, Lucy, Schroeder, e muitos outros, enquanto também diverte adultos, que irão relembrar os ótimos momentos de sua infância, num filme que está fiel ao extremo de um dos universos mais queridos do mundo das tirinhas. Pode-se dizer que o filme está tão condizente com as tiras que merece até mesmo um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Uma animação que não poderia ser melhor, feita para fãs e que fará novos fãs do universo do querido e, infelizmente, falecido Charles Schulz.


Andreas Cesar assistiu, se emocionou e espera que não tenha um segundo filme, já que a possibilidade de não se igualar a este é muito grande!