Conforme foi divulgado pelo site Comic Book Movie, em comemoração aos 30 anos da Saga Dragon Ball, foi lançado no Japão Dragon Ball 30th Anniversary Super History Book , publicação que traz entre outras coisas, algumas notas do criador da série Akira Toriyama, sobre diversos assuntos.

Dois destes assuntos, como não poderia deixar de ser, uma vez que a publicação é uma revisão dos 30 anos de DB, são as animações Dragon Ball Super e o filme live action Dragon Ball Evolution, filme de 2009 dirigido por James Wong e estrelado por  Justin Chatwin, James Marsters e Chow Yun-Fat.

Ao comentar as produções, Toriyama demonstrou insatisfação com o resultado final:

"Sendo franco, eu já fiquei chateado com Dragon Ball  anteriormente, bem como com o filme live-action que foi lançado depois," disse Toriyama. "Revisei o script  do filme animado, mas tenho reclamado da qualidade do anime de TV. Talvez, um dia, este trabalho me agrade, de modo que eu esteja pronto para "largar de mão"."

O descontentamento de Toriyama com o filme live-action e com a nova série animada não é infundada. Enquanto o primeiro se distanciava da trama original dos quadrinhos, o segundo é infinitamente inferior em termos de produção aos desenhos produzidos nos anos 80/90. O que ambos tem em comum é a insatisfação do público, e agora, como foi revelado, de seu criador.

Fonte: CBM.