Iniciativa da Comic Con Experience com parceiros levará conteúdo de cultura pop às ruas de São Paulo

CCXP Comic Con Experience, maior evento de cultura pop do país, com a terceira edição já anunciada para 1 a 4 de dezembro de 2016, promove a campanha Somos Todos Geeks para comemorar o Dia da Toalha, também chamado de Dia Orgulho Geek, no próximo dia 25 de maio. O objetivo é expandir o conceito de cultura nerd para todos os amantes de cinema, música, HQs, games e séries.

“A bilheteria recorde dos filmes de heróis e de fantasia e a grande audiência das séries de TV desse universo, que dominam as conversas e mobilizam as pessoas e a mídia, somada à ampla inserção de personagens e temáticas geek no nosso dia a dia – passando aí por vestuário, utensílios domésticos e muito mais - mostram que a cultura geek já é consumida e apreciada pelo público em geral e não somente por um grupo restrito de aficionados. As ações em celebração a essa data são uma forma de deixar isso ainda mais claro e de convidar as pessoas a assumirem seu lado geek, e a CCXP é o evento para reunir todos eles, do consumidor eventual ao fã mais dedicado”, destaca Ivan Costa, sócio da CCXP.

Ações para celebrar a data

CCXP promoverá diversas ações para celebrar a data com a distribuição de brindes e do adesivo com a marca #SomosTodosGeeks. A Rádio Mix FM, parceira de mídia do evento, terá spots ao longo da programação com "fatos geeks", além de promover blitze com entrega de brindes e interação com cosplayers no MASP (das 12h às 13h) e na UNIP da Rua Vergueiro (das 18h às 19h). Marcelo Forlani, um dos editores do Portal Omelete também estará ao vivo no programa Mix Tudo, às 19h, falando mais sobre o tema.

A iniciativa contemplará também ações editoriais com parceiros de mídia, como é o caso do Jornal Metro que, em sua edição de 25 de maio, trará uma matéria comemorativa sobre a data em formato de quadrinhos e desenhada por Ivan Reis, conceituado quadrinista brasileiro representado pela Chiaroscuro Studios e artista exclusivo da DC Comics que também trabalhou nos estúdios Maurício de SousaDark Horse Comics, Lightning Comics, Vertigo e Marvel.

No mesmo dia, Ivan Reis fará uma sessão de autógrafos das 16h às 19h na Iron Studios Concept Store, loja conceito de colecionáveis localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 946, conhecida por receber exposições gratuitas de filmes de grandes estúdios, como Marvel e Warner Bros. Durante a sessão de autógrafos também acontecerá a apresentação de um guitarrista convidado da Habro Music tocando grandes sucessos do universo nerd e geek. Haverá ainda distribuição de adesivos com a marca #SomosTodosGeeks.

Para incentivar a comemoração pelas redes sociais, uma página especial dentro do site da Comic Con Experience disponibilizará para download um avatar especial para quem quiser trocar a foto do perfil nas redes sociais em comemoração à data. A funcionalidade estará disponível para fãs de todo o Brasil.
Estas e outras ações serão divulgadas na página www.ccxp.com.br/somostodosgeeks que entrará no ar na próxima semana.

Sobre a data

A comemoração surgiu por dois motivos especiais: em 25 de maio de 1977 o filme “Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança” estreou nos cinemas dos EUA. Em 2001, a data também ficou conhecida como Dia da Toalha, após o falecimento de Douglas Adams, escritor da obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que ensina que todo viajante espacial deve sempre levar uma toalha. Maio também é considerado o mês mais nerd de todos, já que George LucasIan McKellen e Mark Zuckerbergnasceram nesse mês. Além disso, foi em maio de 1939 que a primeira revista da Detective Comics foi publicada, ou seja, quando o Batman nasceu.

Don’t panic: o significado da toalha para o universo geek

O Guia do Mochileiro das Galáxias” é uma “trilogia de cinco livros” escrita por Douglas Adams que conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para qualquer viajante da galáxia, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Conforme o Capítulo 3 do primeiro livro, lançado em 1979, resumidamente:

- Você pode enrolá-la ao redor de seu corpo para ficar aquecido;

- Você pode usá-la para deitar sobre as areias de uma praia – no caso, de Santraginus V;

- Você pode utilizá-la como cobertor e dormir sob ela;

- Você pode navegar por um rio usando-a como uma vela para um pequeno bote;

- Você pode molhá-la para utilizá-la em combate corpo a corpo;

- Você pode colocá-la em volta do rosto para se proteger de vapores tóxicos – ou mesmo enganar as criaturas mais imbecis;

- Você pode balançá-la em casos de emergência – ela servirá como um sinal;

- “E claro, [você pode] se secar com ela caso ela ainda esteja limpa o suficiente”.
Com isso, a toalha tornou-se um símbolo do universo geek e muitos fãs saem com uma toalha sobre o ombro para celebrar essa data.

A CCXP Comic Con Experience

A CCXP - Comic Con Experience, que realiza sua 3ª edição de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, acontece no Brasil nos moldes das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. Com 142 mil pessoas, a edição de 2015 já garantiu o posto de terceira maior comic con do mundo, atrás apenas da New York Comic Con - NYCC e da San Diego Comic-Con – SDCC. Com a expectativa atual, o evento brasileiro, organizado pelo Omelete GroupChiaroscurso Studios e PiziiToys, pode passar a liderar esse ranking.
Recentemente, a CCXP foi homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo pelas atividades em valorização da cultura geek na cidade.
Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br