Atenção! Essa lista foi feita em julho de 2016 e os filmes da Netflix tem contratos, podendo ser retirados do site. Então corra pra assistir logo esses clássicos do cinema.

Quase todos os amantes de cinema curtem um bom clássico, mas há aqueles que tem certo medo de assistir um filme antigo e "perder" seu tempo. Sendo assim, fiz esta lista para que recomendar filmes que marcaram época e sobreviveram ao teste do tempo, além de também estarem disponíveis na Netflix, que dá um fácil acesso a esses filmaços!

P.S. : A ordem dos filmes não indica que o próximo é melhor que o anterior, e vice-versa, mas sim as notas dadas ao fim de cada filme.

5. Rocky : Um Lutador


Tá, eu sei, começar a lista com um filme que é um clássico nerd, e que é amado por praticamente todo mundo devido a incrível atuação de Stallone, é fácil. Mas, não se preocupe, esse é o item mais popular da lista. "Rocky : Um Lutador" é um dos filmes mais icônicos já feitos, tendo sido base para vários videogames e até mesmo um musical. O simples fato de que é o primeiro filme de uma das melhores sagas de cinema já feitas é suficiente para que esse longa seja assistido, e se você não viu, tá esperando o quê?

Nota : 5/5
Ano : 1976
Vencedor dos Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição

4. Fuga de Alcatraz


Um filme baseado na fuga da prisão mais vigiada dos anos 60, inspirado em uma história real e ainda estrelado Clint Eastwood não é bobeira né? A fuga de três prisioneiros também não foi e seu plano para escapar de Alcatraz é recontado em um filme com um roteiro coeso e bem amarrado. Tá bom que o filme é meio arrastado no segundo ato, mas isso não tira o fato de que tem incríveis falas e atuações, sem dúvida merecendo ser revisitado.

Nota : 3,5/5
Ano : 1979

3. O Homem que Matou o Facínora


Quando penso em Velho Oeste, penso em John Wayne. Não por ser um dos maiores atores do gênero western, mas também por ser meu favorito. "O Homem que Matou o Facínora" não tem somente Wayne, mas também tem outros grandes atores western como James Stewart e Lee Marvin (esse estando impecável no papel de Liberty Valance). Além de um roteiro que trata de questões como racismo e machismo, ainda conta com a direção do incrível John Ford, mestre do gênero. Merece e muito ser assistido por qualquer cinéfilo.

Nota : 5/5
Ano : 1962
Indicado ao Oscar de Melhor Figurino

2. Bravura Indômita


Não, um filme de 2010 não estaria numa lista de clássicos, não se preocupe. Não estou falando da versão estrelada por Jeff Bridges e Hailee Steinfeld, mas sim do longa estrelado por (pasmem, novamente) John Wayne e Kim Darby. Pois é, o John Wayne está em 2 dos grandes clássicos western da lista... "Bravura Indômita" conta a história de uma moça que tem seu pai injustamente assassinado por um ladrão e contrata um oficial da lei para pegar o homem que o matou e levá-lo a corte. A sinopse parece boba, mas as atuações de Wayne juntamente com Glen Campbell trazem magia às telas de cinema, com personagens cativantes em uma história empolgante.

Nota : 4/5
Ano : 1969
Vencedor do Oscar de Melhor Ator Principal (John Wayne)

1. Pulp Fiction: Tempo de Violência


O mais novo da lista, mas inegavelmente um clássico do cinema. "Pulp Fiction: Tempo de Violência", dirigido por Quentin Tarantino, um dos maiores diretores em atividade, é um filme impecável, com atuações incríveis e um roteiro ainda mais incrível. É difícil dizer que um filme que tem somente 22 anos já é um clássico, mas Pulp Fiction tem o mérito de ser reconhecido como um desde sua estreia. Imperdível para qualquer cinéfilo.

Nota : 5/5
Ano : 1994
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro

Menções honrosas : Três Homens em Conflito, E.T. : O Extraterrestre, Cães de Aluguel, Era Uma Vez no Oeste, Tubarão, Psicose, Bonequinha de Luxo

A lista chegou ao fim, mas vale lembrar que existem vários outros clássicos que não estão na Netflix, não deixe de conferi-los só por esse motivo. Para essa lista tentei trazes filmes que fossem menos conhecidos pelo público em geral, como no caso de Fuga de Alcatraz, por exemplo, que é pouco conhecido atualmente. Espero que tenham curtido a lista e até uma próxima.