Cineclube Curta Cinema - projeto lançado em 2015 durante a celebração dos 25 anos do Festival Internacional Curta Cinema do Rio de Janeiro - será retomado.

A primeira edição de 2016 apresenta o programa “Realizadoras Negras”, com curadoria da cineasta, roteirista e atriz Sabrina Fidalgo.

Com a seleção dos filmes, Fidalgo propõe um debate sobre o papel da mulher negra no cinema nacional. São curtas de livre temática que passeiam entre o documental e a ficção escritos e dirigidos por realizadoras negras, revelando os olhares, questionamentos e narrativas autorais de artistas que representam a maior parcela da população brasileira.

A programação é composta pela sátira ao cinema noir “O Metro Quadrado” (de Flavia Candida), o documentário sobre hip hopMinas do Rap” (de Juliana Vicente), “Personal Vivator” (de Sabrina Fidalgo - foto) - que traz uma inusitada pesquisa sobre o comportamento humano - e “Um Preto” (de Carmen Luz), que faz alusão ao extermínio dos jovens negros no Brasil.

O evento ocorrerá em 21/07/2016, no Oi Futuro Ipanema. Os curtas serão exibidos às 19h30m, seguidos de debate com os realizadores e a curadora. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.
O projeto é uma iniciativa do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em parceria com o Oi Futuro, e patrocínio da Oi, Petrobras, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e pela Prefeitura do Rio e Janeiro – Secretária Municipal de Cultura.

Fonte: Cineclube Curta Cinema (via press release)