O game designer Lucas Ribeiro e o consultor educacional Thiago Costa, da REDZERO, contam suas impressões sobre a indústria que fatura mais que o cinema e música juntos

De 1 a 5 de setembro acontece em São Paulo a BGS - Brasil Game Show, uma das feiras de games mais importantes do mundo. A edição desse ano está sendo bastante aguardada, já que o evento está migrando para o São Paulo Expo, local onde ocorreram as duas últimas edições da Comic Con Experience, maior evento de cultura pop.

As expectativas de crescimento da indústria dos games no mundo giram em torno de US$ 99,6 bilhões até o fim do ano (segundo a Newzoo), um faturamento maior que o das indústrias de música e cinema juntas. Por isso, Lucas Ribeiro, game designer que esteve em junho na E3, maior feira do mundo, e Thiago Costa, da plataforma nerd Armazém Pop, ambos daREDZERO, rede de escolas de game e entretenimento digital, listam as principais expectativas para a BGS 2016.

Resident Evil 7

Com lançamento previsto para janeiro de 2017, Resident Evil 7 promete deixar os amantes do jogo de cabelo em pé. Uma das franquias de horror mais famosas de todos os tempos volta, e dessa vez tem como protagonista uma pessoa comum, e não um herói armado como acontecia com os jogos anteriores. Já imaginou como seria sobreviver a um ataque zumbi? Essa é a primeira coisa que o Thiago Costa vai descobrir, com certeza!

Raibown Six Siege Brasil (Ubisoft)

Rainbow Six Siege vem conquistando o seu lugar em meio aos fãs de e-sports e a expectativa é grande para essa edição. Isso porque a Ubisoft anunciou que a cada trimestre um novo conteúdo especial será lançado com uma equipe antiterrorismo em um país diferente. E adivinha quem vai estar por lá? “Vamos subir o morro e dar uma de capitão Nascimento”, brinca Thiago.

Batman Arkham VR para Playstation VR

Como foi um dos jogos mais badalados na E3, Lucas acredita que este será um dos games mais procurados na BGS desse ano. O jogo todo foca mais no lado detetive do herói. Utilizando o visor e controles próprios, o jogador poderá viver a experiência de ser Bruce Wayne Batman. Quem nunca?

Gwent e The Witcher

Para quem já jogou The Witcher, conhece Gwent, um cardgame que existe dentro da série. É um “jogo dentro do jogo”, em que muitas vezes era necessário jogar o cardgame para cumprir uma missão. “Acredito que não será só um jogo fora do The Witcher. Devem criar alguma coisa maior que realmente bata de frente com Hearthstone: Hearoes of Warcarft”, comenta Lucas.

E quanto à produção indie brasileira?

Os especialistas acreditam que o foco estará na evolução de alguns jogos. Uma das expectativas é por uma versão mais parruda de Da Wolves da Reload Game Studio, que recebeu muitas críticas positivas da edição da BGS do ano passado e foi eleito por muitos como o melhor jogo da feira.


REDZERO é uma rede de escolas de game e entretenimento digital, que possui unidades high tech planejadas para estimular a criatividade e inovação dos alunos, e pertence aos mesmos donos da Full Sail University, universidade norte-americana que é referência mundial em educação de mídias, artes e entretenimento – www.redzero.com.

Press-release: REDZERO