Srinivasa Ramanujan, personificado no filme por Dev Patel, foi um importante matemático que descobriu diversas fórmulas sem ter tido muita formação acadêmica. Ao enviar seus manuscritos para a universidade de Cambridge, o professor G.H. Hardy, interpretado pelo incrível Jeremy Irons, decidi trazê-lo à universidade para ajudar o indiano a publicar seu trabalho.
O longa parece desinteressante à primeira vista, já que não mostra nada de extraordinário na vida dos personagens a ponto de se transformar em uma grande obra cinematográfica. Contudo, o roteiro simples traz uma humanidade realista aos personagens e a interpretação dos atores é tão magnífica que torna o filme muito interessante nos primeiros minutos. Com o passar da trama, o filme é mostra-se belo, tocando questões importantes como a xenofobia, amizade, amor e superação de um modo único e incrivelmente tocante.
A dupla Irons-Patel se completa no longa perfeitamente. |
O roteiro que começa simples se intensifica com o passar da história, quando Ramanujan se vê no meio de Cambridge e não pertencendo aquele lugar, devido a sua religião, costumes e tradição serem totalmente diferentes. A crítica a questões sociais aparece em nuances, no início, até formas mais sérias com o desenvolver da história. A fotografia do filme também merece destaque, com cenas muito bonitas na universidade e ângulos que trazem um ar de maestria ao lugar.
Dev Patel mostrou serviço como Ramanujan. Provou ser um grande ator. |