Homenageado do Festival do Rio 2016, o filme "Lavoura Arcaica" (2001) - dirigido por Luiz Fernando Carvalho e baseado no romance de Raduan Nassar -, virou tema de uma instalação do artista plástico Raimundo Rodriguez para celebrar os 15 anos de lançamento do longa-metragem.

A mostra - que fica em cartaz até 16/10/2016 -, apresenta a memorabília do filme, com elementos do cenário como a cadeira da pensão do protagonista André (Selton Mello), o vestido branco usado por Ana (Simone Spoladore), críticas publicadas na época, fotos e diários do diretor, com desenhos e estudos de cena.
Cena de "Lavoura Arcaica",
dirigido por Luiz Fernando Carvalho
O filme terá uma sessão especial com exibição em 35mm, em 13/10/2016 às 21h, no Estação Net Botafogo 1, em Botafogo / RJ. Haverá também uma apresentação do longa-metragem em 14/10/2016 às 19h, no Cine Reserva Cultural, em Niterói / RJ.

O clássico do cinema brasileiro, que colecionou mais de 50 prêmios internacionais por onde passou, conta a história de André (Selton Mello), um jovem desgarrado da família e decidido a sair de casa para se livrar da rigidez do pai (Raul Cortez) e do sufocamento da mãe (Juliana Carneiro da Cunha). Com a missão de trazer o irmão de volta, Pedro (Leonardo Medeiros) consegue convencê-lo a retornar para casa.

Fonte: Festival do Rio 2016 (via press-release)