Imagine que uma criatura ancestral responsável pelo ressurgimento dos antigos. Agora imagine que esse monstro é um garotinho na escola vivendo todas as dificuldades de todas as crianças normais. Foi essa ideia maluca que Gian Danton e Toninho Lima tiveram ao criar a tira de humor "As Aventuras do Pequeno Xuxulu".


A ideia da tira surgiu da dificuldade de pronunciar o nome 'Cthulhu': “O próprio Lovecraft dizia que era um nome impronunciável por seres humanos, de modo que qualquer pronúncia seria possível. E, de brincadeira, eu pronunciava 'Xuxulu'. Uma dia percebi que isso poderia ser uma deixa para fazer algo na linha de humor”, afirma Danton.

O humor, aliás, surge exatamente do estranhamento, por misturar o terror das histórias originais com uma narrativa e traços infantis. Assim, Xuxulu enfrenta problemas de crianças normais, como acordar de mau humor, ter dificuldades para decorar o livro 'Necronomicon' e até ter que dar o dinheiro do lanche para o valentão da escola (no caso, Dagon, outra criatura lovecraftiana).

A tira - publicada numa fanpage no Facebook - é uma referência à obra do escritor norte-americano HP Lovecraft, que inovou ao colocar todos os seus contos num mesmo universo e, dessa forma, criou uma das mais famosas mitologias modernas de terror incluindo o demônio Cthulhu e o livro maldito Necronomicon.

Gian Danton é roteirista de quadrinhos, famoso por suas histórias de terror em parceria com o desenhista Bené Nascimento - mais conhecido como Joe Bennett, que já entrevistamos AQUI - e com a graphic novel 'Manticore', ganhadora de diversos prêmios. Foi um dos criadores do super-herói curitibano 'O Gralha'. Para desenhar "As aventuras do Pequeno Xuxulu" chamou o ilustrador Toninho Lima, muito experiente em quadrinhos de terror e quadrinhos infantis.

Fonte: As aventuras do Pequeno Xuxulu (via press-release)