Depois de receber menção honrosa de direção de documentário no Festival do Rio 2016, e participar da 40ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, o documentário “Curumim” - dirigido por Marcos Prado - chega aos cinemas brasileiros.

O filme conta a história de Marcos “Curumim” Archer, cuja vida mudou drasticamente quando os 13,5 quilos de cocaína escondidos em sua asa delta são descobertos pela polícia do Aeroporto Internacional de Jacarta, na Indonésia. Ele faz uma fuga espetacular e sai pela porta da frente do aeroporto, ludibriando a polícia local. Depois de se esconder por 16 dias pelas ilhas paradisíacas da Indonésia, Marco é preso e condenado à morte. Doze anos depois, no dia 17/01/2015, se tornou o primeiro brasileiro a ser executado por tráfico de drogas no mundo.
Marcos Archer é o assunto do documentário "Curumim"

>>> Clique AQUI para assistir o trailer!

Quatro anos depois da sua prisão, “Curumim” procurou o diretor Marcos Prado para que ele fizesse um filme com sua história. A intenção de “Curumim” era evitar que os jovens cometessem o mesmo erro que o seu.

"Eu me lembro que, quando Curumim me ligou do presídio, um dos fatos que mais me marcou foi que ele não queria ser lembrado apenas como o primeiro brasileiro a ser executado por um pelotão de fuzilamento. Ele tinha uma história importante para contar" - explica Prado, diretor de “Estamira”, “Paraísos Artificiais” e produtor dos dois “Tropa de Elite”. - "Ao longo de três anos, trabalhamos intensamente. Foram mais de 70 horas de conversas gravadas ao telefone, dezenas de cartas e mais de três horas de arquivos com imagens, registradas por ele mesmo com uma câmera escondida, de seu cotidiano de dentro do presídio de segurança máxima".

Onze cidades brasileiras recebem o longa-metragem: São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Niterói, Salvador e João Pessoa a partir de 03/11/2016.

A produção é distribuição é da Zazen Produções, coprodução do GNT e da Globo Filmes.

Fonte: Globo Filmes (via press-release)