No mês de aniversário do Curta!, a faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” exibe o filme - inédito na TV - “Ex Isto”, no qual o ator João Miguel (foto) interpreta René Descartes em um desembarque imaginário no Brasil. 

O Descartes da ficção aparece sob o efeito de ervas alucinógenas, encontrando um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos. Na produção, o diretor Cao Guimarães articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para contar a história livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski.

No ar desde outubro de 2016, a faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” é uma parceria do Curta! com o Itaú Cultural que antecipou as comemorações do aniversário de quatro anos do Curta!, completados agora em novembro. Na série, filmes inéditos na TV revelam a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade.
João Miguel vive Descartes em "Ex Isto"
Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série era um objeto de desejo: “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".

"Ex Isto" será exibido no Canal Curta! em 05/11/2016 a partir das 22h. O canal está disponível em 12 milhões de lares das principais operadoras de TV por assinatura: NET e ClaroTV (56); OiTV (76); VivoTV (664);  GVT (132) e operadoras regionais associadas à NeoTV.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)