Apesar do aparente esgotamento do tema, mais um filme de zumbis invade os cinemas. Trata-se de Invasão Zumbi, primeiro filme live-action do diretor sul-coreano Yeon Sang-ho, que é mais conhecido por seu trabalho com animações, como The King of Pigs e The Fake.

A trama de Invasão Zumbi se passa no dia seguinte dos eventos ocorridos na animação Seoul Station, do mesmo diretor, lançada em agosto desse ano. Seok Woo, um investidor profissional, que vem enfrentando problemas familiares em decorrência de sua dedicação ao trabalho, resolve recompensar sua ausência levando a filha para visitar a mãe na cidade de Busan, na Coréia do Sul. Ocorre que, o jovem executivo só toma conhecimento da disseminação de uma doença, que transforma pessoas em zumbis em questões de minutos, quando já estava dentro de um trem lotado que já transportava alguns infectados. Junto com um grupo de heróis de ocasião, Seok Woo tenta desesperadamente salvar à si e à sua filha em meio à invasão zumbi.


Como se pode notar, o argumento é bem clichê, mas Invasão Zumbi se difere de outras produções do gênero, por soluções inovadoras. Os zumbis são ágeis e seu ponto fraco é bastante consistente. Sem headshots ou armas de fogo, o modo como os sobreviventes os enfrentam é criativo e o filme passa longe do lugar comum. Até mesmo o final, que traz uma reflexão sobre um problema real da sociedade moderna, é inédito e acrescenta um charme ao longa.

Os efeitos especiais e visuais são dignos de produções de Hollywood, ressaltando-se os momentos em que turbilhões de zumbis se amontoam atabalhoadamente em direção às suas vítimas. Um trabalho conjunto da equipe técnica, de dublês e de figuração notável. A edição de som também é competente, com soluções discretas que criam dinamismo sem estourar os tímpanos do expectador.

A estrelinha do K-POP Ahn So-hee
Protagonizado por Yoo Gong, astro de O Suspeito (2013), o filme conta ainda com a participação especial de Ahn So-hee, ex-integrante do grupo K-POP Wonder Girls. Filmado em locações e com orçamento modesto, Invasão Zumbi demonstra que é sim possível se fazer um autêntico blockbuster fora do "esquemão" de Hollywood.

Não fosse pela duração do filme, que poderia ter tido um corte à mais para ficar mais enxuto, e alguns clichês eu classificaria o filme melhor, porém, Invasão Zumbi é tão bem sucedido no que importa, que só pode ser comparado à Madrugada dos Mortos, de Zack Snyder, que era até então o mais bem sucedido em minha opinião.

Mais do que recomendado, obrigatório para fãs do gênero.



Marlo George assistiu, escreveu e acha que... ei! Espera aí... Não!!!!! Não morde não... Isso é muito clichê.... Ei! Aí não! Para Porr... Ahhh.......