Na noite de 17/12/2016, às 21h, o Canal Curta! apresenta ‘Um Poeta entre Marx e a Kalashinikovo’, segundo episódio da série “Há Muitas Noites na Noite”, que fala sobre o poeta Ferreira Gullar (foto), morto em 04/12/2016.

A produção, dirigida por Sílvio Tendler, traça um panorama sobre o período de exílio do escritor durante a Ditadura Militar, mesclando animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações em sete episódios.
Canal Curta! exibe especial sobre o poeta Ferreira Gullar
(Divulgação)

Nesse capítulo, Tendler aborda a viagem de Gullar a Moscou onde passa a frequentar a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. Choque cultural, solidão e uma paixão avassaladora foram alguns dos desafios enfrentados pelo poeta que em um determinado momento é obrigado a voltar para a América Latina. Sem poder desembarcar no Brasil, ele passa pelo Chile e Peru.

Há Muitas Noites na Noite” conta com depoimentos do próprio Gullar, além de registros históricos de intelectuais, artistas e amigos como Fagner, Eduardo Galeano, Sérgio Britto, Alcione, Nathalia Timberg, Eric Nepomuceno, entre outros.

Num dos episódios a atriz Letícia Sabatella, a cantora Maria Bethânia, o compositor Edu Lobo e o violonista Lula Galvão cantam, separadamente, os versos de “Trenzinho Caipira”, composição de Ferreira Gullar para a melodia de Heitor Villa-Lobos que integra a peça Bachianas Brasileiras nº2.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)