Levantamento sobre o perfil do consumidor geek, realizado pelo Omelete Group, em parceria com o IBOPE Conecta, revela a escolha do público de cinema em 2016
Pesquisa realizada pelo Omelete Group, em parceria com o IBOPE CONECTA, com o objetivo de traçar os hábitos de consumo de cultura pop no Brasil, revelou quais foram os filmes prediletos dos últimos 12 meses do público geek.
Confira o top 5 de 2016:
Quinto lugar: Os Oito Odiados (The Hateful Eight)


Lançado no início do ano passado, o oitavo filme de Quentin Tarantino foi o mais votado por 3,4% do público como o melhor de 2016, conquistando a quinta colocação. Com presença de Samuel L. Jackson, Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh no elenco, “Os Oito Odiados” foi inspirado nos clássicos do gênero, como “Sete Homens e um Destino” (1960) e “Os Doze Condenados” (1967), e traz a história de uma diligência contendo vários passageiros, que são impedidos de continuar viagem por causa de uma nevasca.
Quarto lugar: Batman vs Superman - A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice)


12% do público votou em “Batman vs Superman - A Origem da Justiça” como o preferido de 2016. No Brasil, a produção estreou em 24 de março com críticas mistas, o que não impactou no desempenho de bilheteria. O filme teve umas das melhores estreias da Warner/DC de todos os tempos por aqui, com 2,4 milhões de espectadores apenas no primeiro fim de semana e terminou o ano como o segundo mais visto, atrás apenas de "Capitão América: Guerra Civil”.
Terceiro Lugar: Deadpool


O anti-herói não convencional da Marvel Comics recebeu 13,6% dos votos na pesquisa como melhor filme de 2016. “Deadpool”, que estreou em 11 de fevereiro, conta a história da origem do ex-agente das Forças Especiais que se tornou o mercenário Wade Wilson (Ryan Reynolds). Depois de ser submetido a um desonesto experimento que o deixa com poderes de cura acelerada, Wade adota o alter-ego de Deadpool. Armado com suas novas habilidades e um senso de humor negro e distorcido, Deadpool persegue o homem que quase destruiu sua vida.
Segundo lugar: Capitão América: Guerra Civil (Captain America: Civil War)


Mais uma produção baseada em personagens da Marvel aparece na pesquisa entre os melhores do ano passado. “Capitão América: Guerra Civil” levou 23,3% dos votos e subiu ao pódio com a medalha de prata. O terceiro filme do Capitão América teve Steve Rogers (Chris Evans) contra Tony Stark (Robert Downey Jr.) em uma briga sobre a regulamentação dos heróis, que devem ou não se ligar ao governo.

É ouro! Star Wars: O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII - The Force Awakens)


Embora tenha sido lançado no final de 2015, “Star Wars: O Despertar da Força” se consagrou como o melhor filme do 2016 para 27,9% do público. O sétimo episódio da saga cinematográfica criada por George Lucas se passa cerca de 30 anos depois do fim de "O Retorno de Jedi". O filme tem no elenco Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill, John Boyega, entre outros, e direção de J.J. Abrams.
Curiosidades:

Spotlight - Segredos Revelados, vencedor de melhor filme no Oscar 2016 alcançou a 10ª colocação na pesquisa, com 1,5% dos votos;

Esquadrão Suicida não teve o mesmo êxito da outra produção da Warner/DC, Batman vs Superman, e recebeu também 1,5% dos votos, chegando em 11° lugar;

- Embora não tenha sido apontado com um dos preferidos do público, Esquadrão Suicida  foi o terceiro maior filme do ano em bilheteria, batendo, inclusive, Deadpool;

- O Regresso, vencedor do Oscar 2016 de melhor ator com Leonardo DiCaprio, aparece na lista em 8ª colocação, com 1,7% da preferência;

Procurando Dory teve a quinta maior bilheteria do ano, mas aparece na pesquisa em 19° lugar, com apenas 0,6% dos votos.

Sobre a pesquisa:
A quarta edição da pesquisa anual Geek Power, encomendada pelo Omelete Group, teve parceria com o Ibope Conecta, uma plataforma web do Ibope Inteligência. Ela avalia o perfil sócio-econômico, o comportamento, preferências e hábitos de consumo dos leitores do portal. O questionário com mais de 100 perguntas ficou disponível durante 14 dias e coletou respostas de 26 mil pessoas.
Perfil dos participantes:
68% estão entre os 18 e 34 anos
85% são homens
60% moram no Sudeste, principalmente em São Paulo
65% têm ensino superior ou estão cursando
64% têm renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos
91% fazem compras online