Dirigido por Zhang Yimou e estrelado por um grande elenco encabeçado por Matt Damon, Jing Tian, Pedro Pascal e participação especial de Willem Dafoe, "A Grande Muralha" ('The Great Wall') traz olhar chinês a uma trama de aventura pura e simples, como há muito não se via nas telas do cinema.

A jornada (chinesa) do herói
Muito se reclamou quando saíram as primeiras notícias sobre o filme "A Grande Muralha". "O que DIABOS Matt Damon está fazendo no meio dos atores chineses? Não foi assim que aconteceu na vida real! Como assim Matt Damon é o herói do filme?", dentre muitos insultos vindo de pessoas bem inocentes que acreditaram mesmo que o diretor Zhang Yimou (de 'Lanternas Vermelhas', 'Herói' e 'O Clã das Adagas Voadoras') conseguiria fazer seu primeiro filme em Hollywood sem fazer algum tipo de concessão. No mundo corporativo do entretenimento, as coisas funcionam assim: se você é criativo e consegue administrar bem uma produção, terá seu talento reconhecido em outros lugares, claro, mas para trabalhar nessa nova seara, tem de trabalhar segundo as regras, ok?
E Zhang Yimou compreendeu bem seu papel e comandou o melhor espetáculo possível com os recursos que tinha em mãos. E por ~"melhor possível", teve de recorrer a um roteiro que aplica TODAS as lições aprendidas na "jornada do herói" - ou "monomito" - popularizadas pelo livro "O Herói de Mil Faces" - de autoria de Joseph Campbell, já publicado no Brasil.
![]() |
Jing Tian: de guerreira à general (Divulgação) |
Na trama escrita por Carlo Bernard, Doug Miro e Tony Gilroy, dois mercenários (Matt Damon e Pedro Pascal) viram prisioneiros dentro da Grande Muralha, eles descobrem o mistério que há por trás de uma das maiores maravilhas do mundo. Enquanto hostes de feras sanguinárias determinadas a devorar o mundo sitiam a gigantesca estrutura, sua jornada em busca de fortuna se transforma numa trajetória acidental porém heroica. Eles se alistam ao enorme exército de guerreiros de elite dispostos a confrontar uma força inimaginável e aparentemente insuperável.
![]() |
Destaque para o figurino dos personagens (Divulgação) |
"A Grande Muralha" cria no espectador a vontade de ver esse tipo de produção esmerada em filmes live-action baseado em animes - como "Os Cavaleiros do Zodíaco" - ou mesmo num filme do Thor, herói nórdico da Marvel. Vale a pena assistir no cinema por ser um filme bonito de se ver, com imagens exuberantes, boas cenas de ação e grandes possibilidades de diversão.
Kal J. Moon é um guerreiro que enfrenta as hostes do metrô lotado...