Escrito e dirigido por Marcelo Gomes (de 'Cinema, Aspririna e Urubus'), o filme 'Joaquim' terá sua primeira exibição no Festival de Berlim - sendo o único filme brasileiro a participar da competição oficial em 2017. 
O ator Julio Machado como Joaquim
(REC Produtores / Ukbar Filmes / Divulgação) 

Rodado na região de Diamantina (MG), em coprodução com Portugal e Espanha, o filme mescla situações fictícias com relatos históricos, ao retratar a vida de um brasileiro comum, com um caráter verdadeiramente humano: seus defeitos, contradições, medos e ambiguidades. A narrativa do filme está centrada num determinado momento da vida de Tiradentes: quando ele, a serviço da coroa portuguesa, realiza viagens pelas precárias, lamacentas e perigosas estradas de Minas a procura de contrabandistas de ouro. É nesse período que surgem as primeiras cidades do interior do Brasil, já com as profundas fraturas sociais que há mais de 400 anos fazem parte da história do país.

O longa-metragem é uma ficção que acompanha o processo de transformação do homem comum no rebelde anticolonialista e nos convida a fazer uma reflexão sobre nós mesmos, sobre o passado histórico do Brasil, da América Latina e do mundo em geral, para entendermos melhor os dias atuais.

No Festival, a sessão de Gala de 'Joaquim' será em 16/02/2017 às 19h  no Berlinale Palast e contará com a presença do diretor Marcelo Gomes, dos atores Julio Machado (foto), Isabél Zuaa e Welket Bungué, do diretor de fotografia Pierre de Kerchove , do montador Eduardo Chatagnier, além dos produtores João Vieira Jr., Nara Aragão e Ernesto Soto e dos coprodutores Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola.

Caso esteja no local, anote todas as datas e prestigie:

  • 16/02/2017 - Gala Premiere - 19h - Berlinale Palast
  • 17/02/2017 - 12h & 18h30 - Friedrichstadt-Palast
  • 18/02/2017 - 9h30 - Zoo Palast 1
  • 19/02/2017 - 22h30 - International

'Joaquim' é uma coprodução luso-brasileira, realizada pela REC Produtores e Ukbar Filmes, em associação com a Wanda Films da Espanha.

O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 20/04/2017.

Fonte: Festival de Berlim 2017 (via press-release)