"A Rainha Pirata" é uma história em quadrinhos em formato de graphic novel, escrita por Gisela Pizzatto e desenhada em aquarela por Bruno Büll. A história se passa na Irlanda do século XVI e, em primeira pessoa, conta a história de Grace O’Malley, a mais famosa pirata que a História conhece. E está buscando financiamento através da plataforma Catarse para viabilizar a edição impressa em português.

>>> Clique AQUI para colaborar!


De sangue nobre, vinda de uma das baronias irlandesas, Grace pertence a uma família de homens com tradição marinheira, mas por ser mulher seu destino está selado em terra firme. Contrariando tudo e todos, ela decide que sua vida é o mar e se traveste de grumete, conseguindo assim embarcar em um dos navios de seu pai. E é então que se inicia sua história de aventuras no mar.

Grace O’Malley foi não só uma capitã do mar, mas também uma estrategista em terra. Enquanto os ingleses tentavam impor-se de qualquer maneira na Irlanda (política e militarmente), Grace procurava fazer alianças com outros nobres de todos os modos possíveis. Casou-se duas vezes,
de modo que conseguiu aumentar o número de propriedades sob seu comando e também sua influência.

Ao longo do tempo mostrou-se implacável e uma líder nata, respeitada desde os mais simples camponeses até os altos círculos nobres. Mas "A Rainha Pirata" não é apenas uma história de piratas pois fala também da linha do destino que cada um de nós segue, mesmo que inconsciente.
Roteiro de Gisella Pizzatto e arte de Bruno Bull (Divulgação)
Originalmente, esta graphic novel foi publicada em 2013 na Irlanda, pela editora Clo Mhaigh Eo, onde também ganhou o Prêmio Nacional de Literatura em Irlandês de melhor livro do ano, na categoria “Melhor Livro Ilustrado”.

Fonte: Studio Magenta (via press-release)