Em 2008, o investidor e consultor financeiro Bernie Madoff ocupou as manchetes do mundo todo quando foi preso por ter cometido uma das maiores fraudes financeiras da histĂ³ria dos Estados Unidos.

Com estreia no dia 20/05/2017, Ă s 22h,
 "O Mago das Mentiras" ('The Wizard of Lies') - produĂ§Ă£o da HBO Films - revela como funcionavam os investimentos no esquema de pirĂ¢mide de Bernie Madoff – suas fraudes, mentiras e trapaças – e como sua mulher e seus filhos foram arrastados para o foco desse escĂ¢ndalo.

Robert De Niro (ganhador do Oscar® por 'Touro IndomĂ¡vel' e 'O Poderoso ChefĂ£o - Parte 2') estrela a sua primeira produĂ§Ă£o da HBO como o patriarca Bernie Madoff. TambĂ©m no seu primeiro trabalho na HBO, Michelle Pfeiffer (ganhadora do Globo de Ouro® por 'Susie e os Baker Boys') interpreta Ruth Madoff, esposa de Bernie e parceira involuntĂ¡ria dos acontecimentos que levaram Ă  falĂªncia centenas de instituições e pessoas, bem como Bernie Madoff, e Ă  destruiĂ§Ă£o da sua famĂ­lia.

O filme tem direĂ§Ă£o de Barry Levinson, que tambĂ©m dirigiu e foi produtor executivo do filme 'VocĂª NĂ£o Conhece o Jack', alĂ©m de produtor executivo do longa Phil Spector – duas produções da HBO que lhe valeram indicações ao Emmy®.  O roteiro Ă© de Sam Levinson, John Burnham Schwartz e Samuel Baum.

O filme foi baseado no livro “The Wizard of Lies: Bernie Madoff and the Death of Trust” - de Diana B. Henriques -, que ficou na lista dos best-sellers do The New York Times em 2011, elaborado a partir de mais de 100 entrevistas, incluindo as primeiras realizadas com Madoff depois da prisĂ£o. O livro “Truth and Consequences”, de Laurie Sandell, tambĂ©m foi usado como fonte adicional de informações para o filme.

Entre os protagonistas estĂ£o ainda Alessandro Nivola e Nathan Darrow, filhos do casal. Ambos trabalhavam com o pai no negĂ³cio de investimentos. O elenco conta tambĂ©m com Kristen Connolly, Lily Rabe e Hank Azaria como Frank DiPascali, braço-direito de Bernie no esquema da pirĂ¢mide financeira. Diana B. Henriques - a primeira escritora a visitar Madoff na prisĂ£o -, interpreta a si mesma.

'O Mago das Mentiras' Ă© uma produĂ§Ă£o da Tribeca Production e da Levinson / Fontana Production. O filme tem produĂ§Ă£o executiva de Jane Rosenthal, Robert De Niro, Berry Welsh, Barry Levinson e Tom Fontana; coproduĂ§Ă£o executiva de Jason Sosnoff e produĂ§Ă£o de Joseph E. Iberti.

Fonte: HBO (via press-release)