Da MPB ao rock, passando pelo samba, a diversidade musical brasileira vai invadir a faixa “Segunda da Música” do canal Curta! com produções exclusivas. Depois do sucesso do lançamento exclusivo do documentário “Barão Vermelho: por que a gente é assim?” - dirigido por Mini Kerti -, o Curta! traz uma nova leva de filmes com nomes de peso. 


O canal fechou parceria para a produção de dez telefilmes originais sobre as trajetórias de alguns dos principais artistas da música nacional. São eles: "Gilberto Gil", coprodução da GG Produções com a Espiral Filmes e direção de Lula Buarque de Hollanda; "Arnaldo Antunes", dirigido por Marcelo Machado e produzido por sua produtora, a Marcelo Machado TV; "Luiz Melodia", de Marco Abujamra, produzido pela Dona Rosa Produções; "Ney Matogrosso", com direção e produção de Felipe Nepomuceno; "Paralamas do Sucesso", com produção da TvZero e direção de Pedro Bronz; "Pedro Luis (& A Parede)", da TvZero, com direção de Roberto Berliner; "Blitz, o filme", da Vira Lata Produções, com direção de Paulo Fontenelle; "Marina Lima", produção da Espiral Filmes com direção de Candé Sales; "Dorival Caymmi", da Hamaca Filmes, com direção de Henrique Dantas; e "Yamandu Costa", da produtora Doble Chapa, com direção de Pablo Francischelli.

Além dos documentários, o Curta! também produzirá uma série adaptada do livro "101 Canções que Tocaram o Brasil", de autoria do jornalista, escritor e crítico musical Nelson Motta com a colaboração do jornalista Antônio Carlos Miguel. Assim como no livro, a série vai listar hits, contextualizar o momento histórico em que foram lançados e revelar a pluralidade musical do Brasil. O programa, ainda sem previsão de estreia, contará com 13 episódios, que serão narrados pelo próprio Nelson Motta.

Os projetos, ainda em fase de desenvolvimento e produção, contarão com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. A série e oito dos dez filmes serão financiados pela linha de crédito automático, a Prodav 6. Outros dois longas serão financiados pela linha Prodav 1. A expectativa do Curta! é de que os conteúdos comecem a ocupar a grade do canal a partir de 2018.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)