Dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, o filme "As Boas Maneiras" ganhou o segundo prêmio mais importante do 70º Festival de Locarno, do júri formado pelos cineastas Olivier Assayas (França), Miguel Gomes (Portugal) e Jean-Stéphane Bron (Suíça), pelo produtor grego Christos Konstantakopoulos e pela atriz austríaca Birgit Minichmayr.

"As Boas Maneiras" é uma fábula de horror e fantasia que parte do envolvimento de duas mulheres de mundos opostos. Clara (Isabél Zuaa) é uma enfermeira da periferia de São Paulo contratada para ser a babá do filho que Ana (Marjorie Estiano) está esperando. Uma noite de lua cheia provoca uma inesperada mudança de planos e Clara assume a maternidade de uma criança (Miguel Lobo) diferente das outras.

Filmado em São Paulo e Barueri, o longa de Rojas e Dutra - também autores do roteiro - tem fotografia do português Rui Poças, montagem de Caetano Gotardo e direção de arte de Fernando Zucollotto. Guilherme Garbato e Gustavo Garbato assinam a direção musical do filme, além de serem autores da trilha e das canções junto com Rojas e Dutra. Produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu - da Dezenove Som e Imagens -, o filme tem coprodução da Globo Filmes e das companhias francesas Urban Factory e Good Fortune Films.

No Brasil, este longa foi realizado com incentivos da Lei do Audiovisual, através do Fundo Setorial do Audiovisual / BRDE; ANCINE; BNDES; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/SABESP; SPCine / Secretaria Municipal de Cultura e Globo Filmes. A coprodução com a França foi viabilizada com parcerias do CNC – Centre National du Cinema et de L’Image Animée, do Canal + e da ZDF/ARTE.

Fonte: Globo Filmes (via press-release)