O bluesman Adriano Grineberg (foto) convida a cantora Ana Cañas (foto) para uma apresentação na 16ª edição do Festival Sesc de Inverno, que acontecerá no dia 04/08/2017, em Nova Friburgo (RJ). O pianista, compositor, arranjador e cantor paulistano é considerado um dos maiores expoentes do blues contemporâneo da atualidade.

Na apresentação, composições dos trabalhos dos dois artistas como se somam a músicas de Gilberto Gil, Mutantes, Led Zeppelin, Caetano Veloso e Robert Johnson, numa verdadeira viagem por diferentes estilos musicais brasileiros e norte americanos que se comunicam entre si de formas direta ou indireta.

A banda de apoio é formada pelos músicos Fabá Jimenez (guitarra), Rodrigo Jofré (baixo) e Marco da Costa (bateria).

Visto como a nova cara do blues brasileiro, Grineberg é o músico que mais participou de gravações do gênero no Brasil, com seu nome nas fichas técnicas de mais de 40 álbuns de artistas nacionais e internacionais como Magic Slim, J.J. Jackson, Nasi, além de apresentações ao lado de Big Time Sarah, Shirley King (filha de B.B. King), John Pizzarelli e outros.

Atualmente apresenta a turnê de “Blues for África”, seu décimo-quarto álbum, inspirado nas raízes africanas do blues cantado em seis línguas de oito países (África do Sul, Mali, Zâmbia, Quênia, Nigéria, Brasil, Jamaica e Estados Unidos), um trabalho pioneiro no Brasil e nas Américas que traz, além de composições, releituras de músicas tradicionais que combinam elementos ancestrais e modernos que vão do blues do Mississippi às escalas da música tuaregue, do gospel aos cantos em iorubá, dos ritmos de New Orleans ao pulsar dos corais do Soweto, visitando todas as formas de linguagens da cultura afroamericana em suas extensões, combinando assim a pluralidade e amplitude da forma como essa cultura se expandiu.

Em 2017, Grineberg foi bicampeão na categoria blues do Prêmio Profissionais da Música e começa a preparar seu novo álbum.

>>> Serviço
Data: 04/08/2017, às 22h
Local: Palco das Artes
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva 231 – Nova Friburgo - RJ
Preço: Grátis

Fonte: Festival Sesc de Inverno (via press-release)