Protagonizado por Bernal, Morgan e Alondra Hidalgo, lançado no Festival de Toronto, o filme foi rodado ao longo de dez semanas sob o sol escaldante do deserto de Baja California Sul. Não era raro haver desmaios do casting ao preparar as cenas de ação.
![]() |
Cartaz oficial (Divulgação) |
A inspiração para "Deserto" surgiu durante uma viagem de Jonás Cuarón pelo Arizona, quando tinha 24 anos. Foi quando ouviu pela primeira vez a retórica de ódio contra os imigrantes. Ao consultar o pai sobre o conceito do filme que gostaria de fazer, o diretor Alfonso Cuarón se interessou especialmente pela narrativa que transforma o imigrante em herói. "De certa forma, eles são os verdadeiros heróis modernos", disse. O filme que levou sete anos para ficar pronto é o segundo longa dirigido por Jonás Cuarón, indicado ao Oscar pelo roteiro de 'Gravidade'. O personagem central interpretado por Morgan (do seriado 'The Walking Dead') é um patrulheiro inspirado no 'Minutemen Project', uma espécie de milícia armada que se autoproclama vigiante da fronteira entre Estados Unidos e México, acertando com armas de longo alcance os imigrantes que tentam cruzá-la.
Lançado pouco antes da eleição do novo presidente dos EUA, Jonas Cuarón disse: "Meu desejo foi criar um filme que envolvesse o público de uma forma visceral, que fosse uma experiência catártica, e que ao mesmo tempo permitisse refletir sobre um tema tão complicado como a imigração. O deserto não conhece nacionalidades, países nem fronteiras. Ali, todos são iguais, e são tantos os perigos que não conseguia tirar essa história da cabeça, precisava contá-la".
Fonte: Esfera Filmes (via press-release)