Sucesso em 2015 e 2016, o Festival Ópera na Tela entrou na agenda cultural carioca da primavera, agora com mais dois dias de programação, até 08/11/2017. Em uma tenda de cristal montada ao ar livre no Parque Lage (RJ), os amantes e entusiastas da ópera poderão assistir a 12 óperas inéditas recentes, apresentadas em teatros de Paris, Munique, Milão, Barcelona e festivais líricos como de Aix en Provence e Taormina. Entre as obras, o público terá a oportunidade única e exclusiva de conhecer ou rever a integral da Tetralogia de Wagner ("O Anel do Nibelungo") em quatro óperas apresentadas durante quatro noites. Nos dias 30 e 31/10/2017, duas óperas: Don Giovanni (foto) e Carmen podem ser assistidas gratuitamente, às 19h30m - retirada de senhas no local.

Após as exibições no telão, o Festival Ópera na Tela chega aos cinemas em mais de 20 cidades brasileiras e fica até outubro de 2018, com uma seleção de 11 óperas, sendo seis delas obras que antes passaram pelo Parque Lage e outras cinco inéditas.

No RJ, além da programação a céu aberto e nos cinemas, o festival promove, em parceria com a Sala Cecília Meireles, um recital da elogiada soprano sul-africana Pumeza Matshikiza, estrela em ascensão e madrinha do Festival Ópera na Tela 2017, que estará no país pela primeira vez - a apresentação será na Sala Cecília Meirelles, na Lapa (RJ), e os ingressos poderão ser adquiridos no local. Como em anos anteriores, será oferecida uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado técnico vocal francês, responsável pelo treinamento dos principais nomes da ópera da atualidade. A Masterclass será encerrada com a realização de um recital aberto ao público no dia 31/10, que acontecerá no auditório do Instituto Italiano de Cultura com entrada gratuita.

Festival Ópera na Tela realiza também ações educativas coordenadas pelo maestro Ricardo Prado, especialista em educação musical.

Um dos principais destaques da programação exclusiva no Parque Lage é a integral do "Anel do Nibelungo" de Wagner, pela reconhecida companhia Fura dels Baus, sob a batuta de Zubin Mehta. Na maratona de quatro noites seguidas, será exibida a tetralogia pouco produzida e conhecida do público.

Já a parceria com o Festival de Aix en Provence permitirá oferecer gratuitamente ao público brasileiro duas das mais belas produções do verão europeu: Carmen, numa criação muito audaciosa e aclamada pela crítica do diretor russo Dmitri Tcherniakov, e um Don Giovanni animado e picante, dirigido pelo francês Jean-François Sivadier.

Outro destaque da programação é a volta aos palcos de Jonas Kaufmann, com uma das produções mais esperadas da Ópera de Paris este ano: Don Carlos. Filmada no dia 19/10/2017 na Ópera da Bastilha, em Paris, o Festival exibe a obra dias após sua estreia francesa.

Entre os outros títulos estão obras populares, revisitadas pelos maiores diretores do momento: a coreógrafa belga Anne Teresa de Keermaeker, traz Così Fan Tutte, uma aposta ousada e difícil ao misturar dança e canto; Robert Carsen exibe uma  versão estética, inteligente e engraçada de  Rigoletto (Barcelona) e o espetacular Contos de Hoffmann (Paris);  Peter Stein, que restitui magnificamente o clima original do conto de fadas de Schikaneder que inspira a Flauta Mágica, ou ainda Enrico Castiglione, que escolhe o Teatro Antigo de Taormina para apresentar uma La Bohème enraizada na ardente e trágica atualidade da região, já que se passa num campo de refugiados, com a notável soprano jovem mexicana Karen Gardeazabal, recentemente revelada por Placido Domingo. Sem esquecer Alex Ollé (La Fura dels Baus), também inspirado no lado sombrio da atualidade, já que situa seu Navio Fantasma no inferno do porto de Chittagong, em Bangladesh.

A seleção também inclui obras raramente apresentadas, como a russíssima Donzela da Neve de Rimsky Korsakov, dirigida por Dmitri Tcherniakov na Ópera da Bastilha, que nos faz descobrir o imenso talento da delicadíssima soprano Aida Garifullina; A Favorita de Donizetti, vivida por uma Elīna Garanča com sua potente força vocal e cênica, e Um Baile de Máscaras de Verdi, perfeitamente orquestrado pelo grande mestre Zubin Mehta que comemora, na ocasião, suas 80 primaveras e consagra Anja Harteros numa Amelia excepcional.

Finalmente, se ainda for preciso provar que a ópera não é uma arte presa à tradição, vamos comemorar sua aliança com o digital, apresentando uma seleção de obras da "Troisième Scène", uma iniciativa da Ópera de Paris que oferece a artistas de todos os horizontes a oportunidade de produzir um curta-metragem sobre sua visão da ópera.

A produção é da Bonfilm, responsável pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que em 2017 chegou a 55 cidades e levou 180 mil pessoas aos cinemas.

>>> Serviço
Festival Ópera na Tela
Data: de 28/10 a 08/11/2017 às 19h30m (Dias 30 e 31/10/2017 - entrada gratuita)
Local: Parque Lage - R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Ingressos: R$24 (inteira) e R$12,50 (meia)
Capacidade: 400 lugares
Classificação indicativa: Livre ou 14 anos, dependendo da obra.

Com patrocínio master do Sofitel Hotels & Resorts, patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, patrocínio da EDF Norte Fluminense, da Edenred e Ticket, e copatrocínio do BNP Paribas e da MedRio, o espaço contará com cadeiras confortáveis, tela gigante, som e imagem de alta qualidade para proporcionar ao público uma experiência, mais uma vez, inesquecível.

Fonte: Bonfilm (via press-release)