Gabriel Buchmann, aventureiro carioca que tem sua viagem de pesquisa pela África recriada no longa-metragem “Gabriel e a Montanha”, passou por quatro países no continente: Quênia, Zâmbia, Tanzânia e Maláui. No primeiro país do trajeto, o brasileiro se hospedou na casa da família do queniano Alex Alembe, que interpreta a si mesmo no filme premiado no Festival de Cannes de 2017 e dirigido por Fellipe Barbosa. Em uma cena inédita divulgada, Buchmann - na interpretação de João Pedro Zappa (foto) - canta “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, como representação da música brasileira para os colegas do Quênia, que retribuem com uma canção local.

>>> Clique AQUI para assistir!

Na trama, Gabriel Buchmann viajou para a África com o objetivo de analisar de perto a pobreza e se preparar para um doutorado em políticas públicas na Universidade da Califórnia. O carioca morreu de hipotermia, em 2009, após decidir subir o Monte Mulanje sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado 19 dias depois na subida da montanha. O longa tem roteiro baseado em anotações, e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na África.

O trabalho de investigação do Fellipe (Barbosa) foi incrível, encontramos todos os principais amigos que o Gabriel fez durante a viagem pelo continente africano. O Gabriel era tão interessante que todas as amizades que fez por lá também são muito interessantes. Tive acesso aos e-mails, cartas e fotos dele. Os amigos do Gabriel no Brasil me contaram muitas histórias dele que enriqueceram meu imaginário para defender o personagem nas filmagens”, recorda Zappa.

Em maio de 2017, “Gabriel e a Montanha” - coprodução da TvZERO, Gamarosa Filmes e Damned Films - recebeu dois prêmios no Festival de Cannes. Na prestigiada Semana da Crítica do evento, a produção foi honrada com um prêmio de revelação - entregue ao diretor Fellipe Barbosa - e um de distribuição, que ajudou a alavancar a estreia do filme, em agosto, na França.

Gabriel e a Montanhachegará aos cinemas do Brasil em 02/11/2017.

Fonte: TvZERO (via press-release)