O que faz de uma escritora com mais de 80 anos de atividade literária, ainda contemporânea? Como suas obras estabelecem diálogo com jovens gerações de blogueiras e ativistas de diversas causas ao mesmo tempo em que mergulha numa cidade de São Paulo que já não existe mais? Por meio de um passeio das câmeras da TV Cultura pela São Paulo da década de 1940 e de hoje, o documentário "Lygia - Uma Escritora Brasileira" faz um mergulho nos fragmentos de memória da cidade e da própria escritora.
Cartaz oficial (Divulgação)

Utilizando o vasto material de arquivo disponível no acervo da TV Cultura sobre Lygia Fagundes Telles (foto) e, ao mesmo tempo, conversando com personagens que pontuaram e ainda pontuam a história da autora e sua obra, o documentário traz ao espectador facetas pouco conhecidas da escritora.

Participações de Tati Bernardi, Paulo Werneck, Jô Soares, Maria Adelaide AmaralIgnácio de Loyola BrandãoWalnice Nogueira Galvão, Isabella Lubrano, Daniela Glamour GarciaJosé Renato NaliniLucia Telles, Margarida Gorecki Zanelato - estas últimas, netas de Lygia -, dentre outros.

Com duração de 75 minutos, "Lygia - Uma Escritora Brasileira" é mais um documentário realizado pela equipe da TV Cultura, dirigido por Helio Goldsztejn com roteiro de Eneas Carlos Pereira e chega aos cinemas em 23/11/2017.

Fonte: TV Cultura (via press-release)