A carreira de Paulo José (foto) contada em forma de poesia. O documentário "Todos os Paulos do Mundo" - dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira - traz um panorama da trajetória de um dos maiores atores dos palcos e das telas do Brasil. O filme será exibido durante a Mostra Internacional de Cinema de SP e contará com a presença do ator, que será homenageado pelo festival.

Produzido por Vania Catani - da Bananeira Filmes - e distribuído pela Vitrine Filmes, o longa mistura imagens de arquivo da extensa carreira de Paulo com momentos atuais, navegando por estilos diversos de documentário sem a preocupação da biografia estrita, numa relação poética livre entre o ator Paulo José, seu legado material e seu autorretrato verbal, mediado pelos realizadores.

Presente no imaginário brasileiro desde os anos 1960, os personagens de Paulo José incorporam as inúmeras tradições e contradições do caráter nacional, dessa maneira, além de um documento sobre o artista, "Todos os Paulos do Mundo" lança uma visão sobre o passado recente do Brasil. Ator símbolo dos tempos que atravessou, é, ao mesmo tempo, testemunha e agente das transformações acontecidas no último meio século da nossa história.

Ele traduziu tanto a imagem do espírito livre dos anos 1960 (nos filmes com Domingos de Oliveira, 'Todas as Mulheres do Mundo' e 'Edu, Coração de Ouro') quanto a ressaca do golpe militar e a incorporação do desespero pós-AI-5 (em 'A Vida Provisória' - de Maurício Gomes Leite - e 'A Culpa', também de Domingos); acompanhou todos os movimentos do cinema brasileiro, da paródia "chanchadesca" de 'Cassy Jones, o Magnífico Sedutor' (de Luis Sérgio Person), aos dramas da era Embrafilme (como em 'O Rei da Noite', de Hector Babenco); esteve no coração da Retomada nos anos 1990, e seguiu trabalhando com uma nova geração de realizadores surgidas nos anos 2000; com gosto pelo popular, transmitiu da alegria do 'Shazam, Xerife & Cia' ao pesar do Orestes da novela "Por Amor" para milhões de brasileiros na televisão, onde, ainda, dirigiu inúmeros programas definidores do meio e cuja influência estética e conceitual se sente até hoje.

Fonte: Mostra Internacional de Cinema de SP (via press-release)